Nesta seguna-feira (1), a Polícia Militar do Piauí, através de suas polícias militares femininas, turmas de 1992 e 1994, viveram um momento único e de grande emoção. Reunidas no auditório do Colégio Militar da PMPI, cerca de 100 policiais femininas participaram do Encontro Pérolas de Memórias, que faz parte das comemorações dos 30 anos de serviços da referida turma.
Neste evento, as policiais da turma de 1994 homenagearam autioridades e personalidades que participaramam da construção da história da carreira militar feminina na Polícia Militar do Piauí. Entre elas, o coronel José Rodrigues Alves (homenageado), responsável por dar o primeiro passo, criando o quadro de policiais femininas. Inclusive as duas primeiras oficiais do Piauí: coronel Solange Maria Macedo Lima e Júlia Beatriz Pires Almeida, que foram homenageadas, assim como os instrutores do Curso de Formação de Soldados Femininas de 1994.
A emoção esteve presente em cada uma dos homenageados ao receberem a placa e terem mencionadas as suas ações, que tanto contribuíram para a edificação da carreira da Policial Militar Feminina. Dentre estas, destaca-se a mudança do uniforme, de saia-short para calça e coturno, realizada pelo comandante-geral a época, Valdilio Souza Falcão. Outro feito, foi a unificação do quadro de policiais femininas com o masculino, passando a existir um único quadro, proporcionando a ascensão do efetivo de oficiais femininas aos postos de oficiais superiores (major, tenente-coronel e coronel). Essa luta com êxito foi realizada por um grupo de tenentes: Joseline Elza e Júlia Beatriz, que contou com o apoio do coronel QOSPM (médico cirurgião ) Walk Rodrigues Alves Prado.
Também prestigiaram o evento a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Flora Isabel, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Francisco Gomes Costa Neto, o superintendente de Gestão da SSP-PI, Jetan Pinheiro Barbosa, e o cel PM Costa Lima, subcomandante-geral da Polícia Militar do Piauí.
A turma de PMF de 94 realizou, também, uma homenagem - in memoriam - para uma integrante da turma, capitão PM Samara Costa de Carvalho, que contou com a presença de seus familiares.