ATUALIZADO ÀS 16H15
Segundo professores que já tiveram acesso a prova do 1º dia do Enem 2023, ela apresentou um equilíbrio no nível de dificuldade, incluindo questões de fácil, média e alta complexidade. Em uma dessas questões, foi destacado a presença de termos racistas contextualizado em um cântico da torcida do Fluminense direcionado à torcida do Flamengo, que mencionava "mulambo imundo".
Além desse tema, as perguntas abordaram uma variedade de tópicos, incluindo:
- Caetano Veloso, com a música "Alegria, alegria";
- Paulo Freire e a pedagogia da autonomia;
- Valorização da identidade indígena;
- Machismo (com a personagem de "Os Jetsons" sendo vítima de piada preconceituosa);
- Envelhecimento da população;
- História da Palestina;
- Migração de judeus para o Brasil;
- Espetáculo de dança em que mulheres apareciam sem a parte de cima da roupa;
- Ditadura militar no Brasil e censura imposta no período;
- Mudanças climáticas e aquecimento global;
- Jogos olímpicos;
- Violência de gênero e racial;
- Revolução Francesa;
- A importância dos esportes eletrônicos
ATUALIZADO ÀS 14H24
O inep divulgou o tema da redação do Enem 2023. Os estudantes devem discorrer sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O texto deve ser de até 30 linhas na modalidade dissertativo-argumentativo.
ATUALIZADO ÀS 13H30
As provas do Enem 2023 já tiveram início. Em breve, descobriremos qual será o tema da redação deste ano. A conclusão da aplicação do primeiro dia está programada para às 19h, de acordo com o horário de Brasília.
ATUALIZADO ÀS 13H
Prazo encerrado! Os candidatos que vão realizar o exame já devem estar no interior dos locais de prova, uma vez que as entradas foram fechadas pontualmente às 13h. Conforme o cronograma, a prova terá início em 30 minutos.
Alguns candidatos na Universidade Federal do Piauí (UFPI) correram contra o tempo para tentar encontrar a sala correspondente ao cartão de provas.
ATUALIZADO ÀS 12H55
Antonio Valdir é pai de duas meninas, as filhas vão fazer pela primeira vez. “Para mim é uma grande satisfação, né? Que minha filha também está fazendo pela primeira vez. O nome dela é Maria Letícia, ela está um pouco nervosa, mas a mãe e o pai sempre conversam muito com ela, graças a Deus, que ela está bem. Vai ser uma grande satisfação pela primeira vez. Viemos cedo pra ninguém não perder o horário”, disse.
ATUALIZADO ÀS 12H45
A jovem Taísa Bernardino, de 18 anos, não passou para o curso que tanto queria na edição passada. Ela resolveu mudar o percurso e começou a trabalhar, esse ano volta cheia de esperança para tentar novamente uma vaga no ensino superior.
“Estou nervosa, mas com fé em Deus vai dar tudo certo. E eu espero que dê certo, para que eu possa tomar o rumo na minha vida. Eu não vou mentir, que foi desses últimos três meses que eu dei um gás maior, porque também eu trabalho, né? Aí tem que te conciliar, é um pouquinho difícil, mas deu certo”, pontua.
ATUALIZADO ÀS 12H40
Muitos alunos se concentram na frente dos seus respectivos locais de prova. Vale lembrar que os portões se fecham às 13h e o início das provas será às 13h30.
Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Pirajá, é possível notar muitos candidatos acompanhados dos pais ou responsáveis, vendedores ambulantes dando uma ajudinha para os 'esquecidos' com a venda de canetas, águas e lanches e profissionais de diversas instituições de ensino que se deslocam até os locais para dar o último apoio para os seus alunos.
ATUALIZADO ÀS 12H30
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a preparação feita durante todo o ano com os alunos, e pontua que todos estão prontos para a prova.
“Esse foi um ano de preparação muito intensa, muito positiva, com uma série de ações inéditas dentro do Acelera Seduc pra fortalecer as aprendizagens e realmente deixar os nossos estudantes muito bem preparados para esse momento do Enem e nós temos certeza que teremos resultados ainda melhores em relação ao ano passado porque os nossos estudantes estão muito bem preparados, tranquilos e relaxados, inclusive com esse apoio até o último momento antes da prova em vários pontos de aplicação em todo Piauí”, disse.
ATUALIZADO ÀS 12H13
A Secretaria de Educação do Piauí está distribuindo na porta de quatro grandes polos onde acontece as provas, kits para os alunos. O pacote contém caneta, chocolate e água, além de uma equipe de psicólogos.
“Nós estamos aqui com um ponto de apoio, distribuindo canetas, de acordo com o padrão exigido, chocolate e água. Estamos com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, fazendo técnicas de relaxamento para os candidatos e uma palavra de incentivo, um abraço, um apoio, encorajamento para que eles consigam fazer uma boa prova e entrem já com as emoções tranquilas”, disse Kelly Sousa da 21º Regional da Seduc.
ATUALIZADO ÀS 12H
Começa na tarde deste domingo (05) o primeiro dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os portões de todas as instituições abriram pontualmente às 12h em todo o Brasil. No estado do Piauí, um total de 99.644 candidatos estão inscritos para participar da prova.
Quase 4 milhões de candidatos estão registrados para participar do Exame, que terá início hoje com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação.
Itens essenciais para levar para o Enem incluem:
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são aceitos).
- Caneta esferográfica transparente com tinta preta (é aconselhável ter pelo menos duas canetas em caso de falha).
- Cartão de confirmação de inscrição.
- Lanche (é recomendável trazer alimentos energéticos, como chocolates, castanhas e barras de cereais) e água em uma garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulos). O lanche pode ser sujeito a inspeção por parte do fiscal da sala.