Em 2024, a Equatorial Piauí registrou 1.300 casos de abalroamento de postes, um aumento de 98% em relação a 2023, afetando o fornecimento de energia de mais de 272 mil clientes. Teresina lidera com 153 ocorrências, seguida de Lagoa Alegre (44), Picos (38), Floriano (38) e Luís Correia (29). Esses acidentes representam risco à segurança e custos elevados para reposição e manutenção das estruturas.
"O respeito às leis de trânsito e o cuidado ao volante são fundamentais para reduzir esse tipo de acidente. Em casos de abalroamento de postes, orientamos a população para que não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica”, destaca Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí.
ORIENTAÇÃO AOS CONSUMIDORES
Devido à complexidade dos danos, o tempo de atendimento aos casos de abalroamento é maior. A Equatorial Piauí orienta que os consumidores informem imediatamente os acidentes pelo 0800 086 0800 ou via assistente virtual Clara no WhatsApp (86) 3228-8200.
Os danos frequentemente afetam não apenas o poste, mas também transformadores e outros componentes, exigindo equipes especializadas. Conforme o Artigo 927 do Código Civil, o responsável pelo abalroamento, se identificado, será responsabilizado pelos danos e reparos.