Estudantes da UFPI ocupam reitoria durante protesto por melhorias no campus

Em nota, a Administração Superior da UFPI afirma que está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica

Estudantes da UFPI durante protesto por melhorias na instituição | Fotos: Mariana Medeiros
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ocuparam a reitoria na manhã desta terça-feira (7) em ato de protesto contra o sucateamento da instituição de ensino superior. 

Os alunos denunciaram vários problemas, como falta de segurança, ausência de internet e laboratórios, iluminação precária e manutenção na infraestrutura da universidade, prejudicando também os estudantes que moram nas residências universitárias.

"Diante do momento caótico em que vivemos, é necessário que nossa categoria construa unificadamente um momento de luta por nossos direitos, visando a vitória para nós, estudantes", informava postagem na página do DCEUFPI no Instagram.

Durante a manifestação, estudantes estavam portando vários cartazes com frases e palavras de ordem, algumas pedindo que o reitor deixe o cargo. "Estudantes na luta em defesa da UFPI. Democracia, sim, Intervenção, não", "Fora Gildásio", "Reitor, escute nossa voz", "Em defesa da dignidade, do trabalho e do estudo."

Em nota, a Administração Superior da UFPI afirma que está aberta para dialogar com a comunidade acadêmica e tem trabalhado para a manutenção dos serviços básicos, apesar da limitação de recursos. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, informa que está sempre aberta ao diálogo com os estudantes e que atua de forma contínua para garantir serviços à comunidade acadêmica, mesmo diante de redução no orçamento concedido às Universidades Federais. O Restaurante Universitário, a Residência Estudantil, o Alojamento de Trânsito e as bolsas para estudantes são exemplos que contribuem para a permanência estudantil na Instituição. Em relação às reivindicações dos graduandos, no que tange à falta de internet no campus, a internet e os sistemas SIG foram restabelecidos no último domingo e todos os esforços estão sendo feitos para o retorno do sistema Wi-Fi. Na Residência Universitária o fornecimento de energia e de água acontecem normalmente. Ações de segurança foram implementadas pela atual gestão, como melhoria na iluminação, limpeza do campus, rondas de seguranças e interlocução junto à Secretaria de Segurança estadual para atuação conjunta. A UFPI informa que respeita mobilizações pacíficas, que está sempre atenta às reivindicações e trabalha para ofertar serviços de qualidade à comunidade acadêmica".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES