Na sexta-feira (4), ocorreu a reunião de alinhamento na Secretaria dos Esportes do Piauí, visando a participação dos atletas piauienses na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023. Este evento esportivo é considerado o maior do mundo para jovens com deficiência e acontecerá em Belém do Pará, entre os dias 9 e 11 de agosto.
A delegação do Piauí será composta por 19 atletas, sendo dois na natação e 17 no atletismo, nas modalidades de salto em distância e corrida de 100m rasos. Além dos atletas, 14 membros acompanharão a equipe, incluindo profissionais da Secepi, pais de alunos e coordenadores das instituições parceiras, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).
Sobre a parceria com órgãos que trabalham especificamente com pessoas com deficiência, João Neto, supervisor de modalidades da Secepi salienta o comprometimento dos profissionais.
“Uma parceria muito boa onde eles atendem as demandas solicitadas em relação a laudos e atestados, porque são eles que têm o conhecimento e o acompanhamento necessários para indicar até onde o atleta pode ir, quais potencialidades e limitações como problemas neurológicos em alguns e físicos noutros e quem pode competir com quem, existe um especialista para dizer isso”, explica.
O supervisor falou sobre as expectativas de resultados dos nossos competidores. “A nossa perspectiva é de medalha, levando em consideração os índices alcançados por eles nas disputas classificatórias”, disse. Os vencedores da etapa regional das paralimpíadas escolares terão garantida a participação na etapa nacional das Paralimpíadas que acontecerá de 27/11 a 02/12 em São Paulo.
(Com informações do Governo do Estado)