Etipi é uma das primeiras do país a investir em cibersegurança e privacidade dos dados

Emm 2023, a Etipi saiu de conceito C para conceito A, com o índice de 97% em adequação

Etipi é uma das primeiras do país a investir em cibersegurança e privacidade dos dados | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cibersegurança e a proteção de dados são ações prioritárias na Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi). Com um trabalho assertivo, a Etipi chega ao final do ano de 2024 com avanços significativos.

Em reunião nesta segunda-feira (16), o presidente da Etipi, Ellen Gera, e os representantes da empresa Bravonix — Segurança de Dados, João Claudio Peixoto e Paulo Moura, fizeram um balanço das ações e dos ganhos reais com o trabalho realizado, com vistas a fortalecer a cibersegurança e a privacidade de dados na Etipi.

Dentre as atividades realizadas ao longo do ano, estão: análises aprofundadas e mapeamento de processos, revisão de políticas de proteção de dados, monitoramento sobre o uso de dados sensíveis, avaliação de maturidade de TI, testes de segurança cibernética (externa e interna), rastreabilidade e controle de tarefas, além de três Workshops abrangendo a temática e envolvendo os órgãos da administração pública.

Tais atividades colaboraram para que a Empresa passasse de conceito C, em 2023, para conceito A, com o índice de 97% em conformidade e adequação ao que prevê a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Paulo Moura, consultor e representante da Bravonix, avaliou positivamente o trabalho realizado na Etipi e os grandes avanços nesse ano. “A Etipi é uma das primeiras empresas públicas do país a investir e priorizar as ações relacionadas à cibersegurança e à privacidade dos dados. Quero aqui parabenizar o presidente Ellen Gera e todo o seu time por esse trabalho e que, em 2025, certamente vai se expandir e gerar novos frutos, levando o Piauí se destacar nessa área e se tornar o Estado da Privacidade dos Dados”, concluiu o consultor.

“Cuidar da privacidade dos dados é uma pauta central na Etipi. Temos aqui o Data Center do governo, hospedamos muitos sistemas de outros órgãos e também cuidamos dos dados que estão no nosso ambiente próprio. Dessa forma, investimos para fortalecer a cibersegurança e garantir a proteção dos dados que estão sob a nossa guarda. Firmamos importantes parcerias, passamos por uma análise minuciosa e avançamos muito nesse quesito, chegando ao índice de 97% em adequação a LGPD”, disse Ellen Gera.

A reunião contou ainda com a participação do Encarregado da Proteção de Dados da Etipi, Raimundo Neto, da consultora Carolina Pinto e do diretor técnico da Etipi, José Alves.

Outras ações sobre LGPD realizadas na Etipi em 2024

- Lançamento da plataforma de gamificação sobre LGPD e Segurança da Informação;

- Ações para adequação da Etipi aos parâmetros das ISOS: 27001, 27002 27701;

- Visita técnica à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para reforçar as práticas de proteção de dados no estado e alinhar estratégias de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

- Chatbot Etipi LGPD, uma IA que tira dúvidas quanto a proteção dos dados que são tratados nas tarefas diárias de cada setor.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES