Samuel dos Santos, conhecido como Maguim, usou sua esposa e seus dois filhos como escudo humano para escapar da polícia durante a “Operação Draco 160”, que ocorreu na região do Torquato Neto, zona Sul de Teresina, na manhã desta terça-feira (22). A operação tem como objetivo desarticular uma célula do Bonde dos 40, da qual Samuel é considerado um dos líderes no Piauí. Até o momento, 7 foram presos.
O QUE ACONTECEU
Ao perceber a chegada dos policiais, a esposa e os filhos de Samuel agarraram os agentes, permitindo que ele fugisse com uma arma de fogo. A mulher, identificada como Francisca de Fátima da Silva do Nascimento da Cruz, foi presa no local. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador da operação, Francisca atuava ao lado do marido na facção e auxiliava na comercialização de drogas.
“Ela ajudava o companheiro nessas práticas delituosas. Samuel está foragido, ele conseguiu fugir do cerco policial, mas nós conseguimos apreender munições e drogas. Esses indivíduos participaram de diversos homicídios, roubos, atendendo a essas diretrizes”, falou.
A operação, conduzida pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) com apoio de diversas forças de segurança, já prendeu sete pessoas, todas ligadas ao núcleo de comando do Bonde dos 40. Os suspeitos são apontados como responsáveis por crimes como homicídios, roubos e julgamentos internos de membros da facção e rivais.
BUSCAS CONTINUAM
Samuel dos Santos, considerado o “Geral do Estado” da organização criminosa Bonde dos 40, ainda está foragido, mas a polícia segue em diligências para capturá-lo.