Maria Rita de Cassia dos Santos e Silva, de 14 anos, está desaparecida há 11 dias em Teresina, capital do Piauí. Ela foi vista pela última vez por volta das 22 horas saindo da casa onde mora, situada na Vila Boa Esperança, bairro Dirceu I, zona Sudeste. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
o que aconteceu
Em entrevista ao portal Meionews.com, Conceição de Maria Vidal, mãe de Maria Rita, relatou que, no domingo, 21 de julho, foi dormir e deixou Maria Rita acordada em seu quarto. Horas depois, o marido de Conceição notou que a porta da frente estava aberta e, ao verificar o quarto da filha, descobriu que ela havia desaparecido. O celular de Maria Rita estava no quarto, ainda conectado ao carregador.
“No dia seguinte, segunda-feira, ela não voltou. Ela não costuma passar tanto tempo sem dar sinais. Quando sai, costuma voltar por volta das 5 horas da manhã ou às 7 horas do dia seguinte”, disse a mãe.
BUSCAS PELA CIDADE E DIAGNÓsTICO DE DEPRESSÃO
Desde então, a família de Maria Rita tem buscado por diversos bairros da cidade e distribuído panfletos com a foto da jovem. Recentemente, uma vizinha informou que viu a menina saindo de casa a pé, no dia do desaparecimento, vestida com um vestido preto.
A jovem é atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) com diagnóstico de ansiedade e depressão, o que preocupa ainda mais a família. "Ela tem crises [de ansiedade] e entra em desespero. Não sei a data da última crise, mas faz um bom tempo que ela passou por isso", comentou a mãe.
Conceição relata que a filha não tem amigos muito próximos nem namorado. Ela a descreve como uma menina calada, quieta e que gostava de ficar sozinha.
COMO AJUDAR
O Boletim de Ocorrência de desaparecimento foi registrado na terça-feira (23). A mãe acredita que há mensagens no celular da jovem, que não foi apreendido pela polícia para auxiliar nas investigações. “Já levei o celular a vários lugares para desbloquear, mas me disseram que, se desbloquear, as informações serão perdidas. Quis entregar o celular para a polícia, mas eles não o aceitaram. Não consegui entender”, declarou a mãe.
Qualquer informação sobre Maria Rita pode ser comunicada através do número (86) 98892-5205.