A Polícia Civil do Piauí encerra nesta segunda-feira (13) as investigações sobre o feminicídio registrado na cidade de Altos (PI), onde um homem, identificado como Marcos Fortes de Sousa, matou a ex-companheira e ateou fogo na residência, deixando a ex-sogra e cunhada gravemente feridas. O filho da vítima, um menino de 13 anos chamado Flávio Henrique, morreu na sexta-feira (10) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em consequência das queimaduras.
O CASO:
- A vítima, Helioene Viana, foi morta a facadas. Já as outras vítimas foram resgatadas. Conforme a família, ela conheceu Marcos logo depois de terminar o primeiro casamento, e os dois ficaram juntos por algum tempo, mas ela quis terminar a relação, o que o homem não aceitava;
- A mãe de Helioene, Maria do Desterro Mota Pinheiro, 84 anos, sofreu queimaduras menos graves e está consciente, mas ainda sem previsão de alta, assim como a irmã de Helioene, Joana de Andrade Pinheiro, 57 anos. As duas estão com cerca de 40% do corpo queimado;
- O filho de Helioene, Flávio Henrique, também sofreu queimaduras, ficou internado, mas após sete dias, faleceu;
- O suspeito do crime, Marcos Fortes de Sousa, tentou se matar após o crime. Ele sofreu queimaduras nos braços e pernas e está entubado e em coma induzido. A Justiça decretou, em 5 de março, a prisão preventiva, mas ele não está preso, porque está internado no HUT. Com a decisão judicial, caso ele receba alta do hospital, deve ser levado para uma penitenciária.
QUE ACONTECE AGORA: Segundo o delegado André Moreno, titular da Delegacia de Altos, Marcos Fortes de Sousa deve responder a procedimento pelo crime de feminicídio, feminicídio tentado (2x), homicídio qualificado (menos de 14 anos e meio cruel) e incêndio.
“O inquérito contém quase cento e cinquenta páginas e acreditamos estar devidamente instruído, com elementos suficientes para o oferecimento da denúncia, inclusive com indiciamento”, disse o delegado André Moreno.