Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak

O evento é idealizado e executado anualmente desde 2017 pela Prefeitura de São Raimundo Nonato.

Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi lançado nesta terça-feira (11) o Festival Ópera da Serra da Capivara em solenidade realizada no Salão Azul do Palácio de Karnak. O evento é idealizado e executado anualmente desde 2017 pela Prefeitura de São Raimundo Nonato e neste ano traz como tema “Carmen do Sertão”, em alusão à famosa obra do francês Georges Bizet. O governador Rafael Fonteles marcou presença na solenidade. O festival acontece de 17 a 29 de julho e contará com apresentações multi artísticas como Zeca Baleiro.

O evento realizado pela Prefeitura de São Raimundo Nonato é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O evento conta ainda com patrocínio de parceiros, como Sebrae e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.

Fonteles ressaltou que o festival é um importante fomentador do comércio, cultura e turismo para o Piauí e para a região de São Raimundo Nonato. Segundo ele,  o compromisso do Governo é apoiar eventos que agreguem cultura, entretenimento e desenvolvimento econômico.

“O Governo do Estado gosta de apoiar eventos como esse, que conseguem conjugar entretenimento mas também a cultura, a arte, a preservação ambiental, os micro e pequenos empreendedores locais e o turismo. A Serra da Capivara é um patrimônio dos piauienses e da humanidade e que tem por si só uma visibilidade natural. Então esse evento que conta com o apoio do Governo do Estado e como vários que se somam para fazer esse belo festival que divulga o Piauí e a região de São Raimundo Nonato e gera emprego e renda para o nosso povo”, declarou Fonteles.

Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak / Foto - Reprodução

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, destacou a importância do evento no fomento da cultura e da economia, e cita o entusiasmo da população pela produção do festival. 

“A cidade hoje já respira o festival com os ensaios, a montagem dos cenários. Então, quando saímos do São João já começamos a respirar a Ópera e isso é contagiante. O festival também é maravilhoso para fomentar o turismo, a economia do município e das cidades no entorno do parque”, defendeu Carmelita.

O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, afirmou que o  festival é uma oportunidade e um atrativo para turistas que ainda não conhecem São Raimundo e a região sul do estado. Ele destaca ainda a presença da Escola Estadual de Dança Lenir Argento na coreografia do espetáculo.

“É um evento que não é só mais um, mas que movimentou toda a economia criativa da cultura e do turismo. É uma oportunidade para quem não conhece a Serra da Capivara e a região do sul do estado venham conhecer. O festival propicia o turismo local e regional. E é um xodó para nós, pois nossa Escola Estadual de Dança está ali presente na pessoa do professor Datan Izaká que é o coreógrafo desde a sua primeira edição, inclusive, com nossos alunos”, disse o secretário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES