O deputado federal Florentino Neto afirmou na tarde desta sexta-feira (5), que a implantação do Hospital Universitário em Parnaíba continuará sendo uma de suas grandes lutas em 2024. O parlamentar já apresentou emenda para elaboração de todos os projetos. A obra é considerada de grande importância para o ensino, pesquisa e extensão na região norte do estado.
Desde o início do mandato parlamentar, o deputado tem participado de várias reuniões nos ministérios da Saúde e Educação para pedir apoio para execução do projeto, que tem o apoio e a colaboração do reitor da UFDPar, professor João Paulo. Eles defendem que o Hospital Universitário de Parnaíba vai atender não apenas os cursos de medicina, mas a todos os alunos da área de saúde da universidade.
“Atualmente, os estudantes estagiam nos estabelecimentos de saúde do Estado porque não tem um campo de prática próprio para eles”, destaca o deputado.
Segundo Florentino, o projeto de construção do hospital universitário vai contribuir na qualificação desses futuros profissionais, como também garantirá à população mais uma unidade de saúde com especialidade em diversas áreas, com atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os hospitais-escolas, tidos como referências na rede pública, são aliados da população mais carente que buscam diagnósticos e os tratamentos ofertados apenas em grandes cidades. Por isso, em reconhecimento aos serviços prestados pelo HU de Teresina, Florentino Neto anunciou durante visita ao diretor Paulo Márcio, emenda parlamentar de R$3 milhões para o Hospital Universitário. A iniciativa compõe uma série de ações voltadas para a área de saúde e educação, que estão entre as prioridades do parlamentar.
“Como todos bem sabem, quando fui secretário de saúde, lutamos incansavelmente pela saúde do estado, e reconhecemos que um hospital como este, que é referência nacional, precisa de apoio orçamentário. Neste sentido, venho somar à gestão do HU com o intuito de garantir os recursos e a infraestrutura necessária para melhor atender à população”, finalizou.