O deputado Federal Florentino Neto (PT) indicou o nome da primeira-dama e médica piauiense Isabel Fonteles para concorrer a Medalha Amigo da Primeira Infância 2023. A premiação é realizada anualmente pela Câmara dos Deputados em reconhecimento ao trabalho de pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da criança nos cinco primeiros anos de vida.
Isabel Fonteles lidera no Piauí o "Pacto pelas Crianças", que desenvolve ações que se encaixam dentro da temática da premiação. O programa desenvolvido no estado tem a proposta de apoiar todos os municípios para ceder espaços que possam ser usados como creches, além de equipamentos, mobiliários e a prestação de apoio na primeira infância e demais faixas etárias. Como também oferta os serviços da 'carretinha da saúde', que é estruturada para atender crianças em diversas áreas como oftalmologia, pediatria, ortodontia e neurologia.
De acordo com o deputado Florentino Neto, a condecoração é concedida a cinco pessoas ou instituições que se enquadrem dentro da proposta da Câmara dos Deputados de incentivar as políticas públicas direcionadas à atenção integral as crianças de até cinco anos, faixa etária considerada crucial para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
“A indicação do nome da nossa primeira-dama Isabel é uma forma de agradecer e reconhecer a importância do programa desenvolvido por ela em prol das nossas crianças. Como médica e mãe, ela sabe da importância determinante dos primeiros anos de vida para o futuro de nossos pequenos piauienses. Essa preocupação é louvável”, destaca o parlamentar.
Cada membro da Câmara dos Deputados pode indicar uma pessoa física ou jurídica. Os agraciados serão escolhidos por Conselho Deliberativo e anunciados no dia 14 de junho. A cerimônia de entrega da medalha será realizada no dia 23 de agosto, às 16 horas, no Salão Nobre, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto.