Na tarde desta sexta-feira (28), moradores do bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina, se reuniram para apagar um foco de incêndio em um galpão abandonado. O local fica na rua Dr Area Leão, próximo a sede do Grupo Meio Norte de Comunicação. A principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco que estava acumulado no local.
Celso Silva foi um dos primeiros a perceber a presença do fogo. Ele estava trabalhando como marceneiro em frente ao local. Ao perceber o barulho, correu para tentar apagar o que poderia ter se tornado um grande incêndio : “Eu estava trabalhando na casa aqui da frente e só escutei o barulho. Eu vi o fogo e corri pra juntar várias mangueiras e tentar apagar”, disse.
João Mario é vizinho do galpão e ao perceber a ação correu para ajudar o marceneiro. Ele explica que o local foi desativado há algum tempo, e que os proprietários só aparecem as vezes quando algum criminoso tenta levar algo: “Ja levaram moto, caminhão, material de escritório, o imóvel é alugado. Os donos daqui só aparecem em casos de roubo e talvez nem como essa história do fogo eles venham”, destacou.
O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado, pois os moradores conseguiram controlar a chamas. Em casos mais graves é aconselhável ligar para corporação no número 193.
Semarh lança plano de ações para prevenção e controle de incêndios no Piauí
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) promoverá na segunda-feira, dia 31, o lançamento do Plano de Ações voltado à Prevenção e Controle de Queimadas no estado. O evento terá lugar no Centro de Educação Ambiental (CEA), situado no Parque Potycabana, a partir das 8h. O plano compreende as medidas sob a responsabilidade da pasta para combater e prevenir queimadas.