![Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior | Ascom](/uploads/imagens/2023/4/28/webp/fonteles-anuncia-apoio-para-instalacao-de-centro-cultural-em-campo-maior-e7d40e84-49e7-45a8-b644-eb5781021915.jpg.webp)
Na quinta-feira (27), durante uma audiência no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles anunciou o apoio do Governo do Estado para a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição será localizada no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que será transformado em um espaço cultural para a realização de diversas atividades, como esportes, educação e cultura.
Durante a reunião, o governador se encontrou com gestores da cultura e uma jovem talentosa da cidade de Campo Maior, Luana Sousa, de apenas 12 anos. Luana é uma das participantes do programa The Voice Kids, da TV Globo, e já foi classificada para a próxima etapa do programa.
Luana estuda canto no Lar da Juventude, uma entidade que recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e que promove a cultura em Campo Maior.
![Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior - Foto: Ascom](/uploads/imagens/2023/4/28/fonteles-anuncia-apoio-para-instalacao-de-centro-cultural-em-campo-maior-9b769df2-7387-407c-a77b-20324c2dcda9.jpg)
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o talento de Luana foi descoberto durante a pandemia, quando a Secult fortaleceu os investimentos nas atividades culturais no estado. “Foi o período em que houve mais investimentos nos artistas e nas casas de cultura. A Luana vem justamente deste trabalho, no Lar da Juventude. Um grande diamante lapidado e dando frutos”, ressaltou o gestor.
A artista mirim disse que canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.
Ampliação do projeto
O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura. “Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.
A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.
“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.
A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).
O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.