O governador Rafael Fonteles esteve reunido, na quarta-feira (24), em Brasília com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para tratar sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba. O local foi inaugurado em fevereiro de 2022 e representa um marco na atração de investimentos e perspectivas de novos negócios para o Estado.
“Tratamos sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, que tem muito potencial para gerar riqueza, empregos e oportunidades. As perspectivas são excelentes e, em parceria com o governo federal, vamos trabalhar para alcançar outro patamar de desenvolvimento para nosso Piauí e nossa gente”, explicou o governador.
Já o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que até 15 de junho deve realizar a reunião dos Conselhos das ZPEs para autorizar os 14 projetos de instalação das novas empresas que estão aguardando liberação de Brasília. “Muito proveitosa a reunião com o governador Rafael e sua equipe. Queremos o mais rápido possível a ZPE de Parnaíba com investimento, gerando empregos, gerando riqueza, promovendo o desenvolvimento do Piauí e ajudando o Piauí”, ressaltou Geraldo Alckmin.
Deputado Florentino Neto presidirá a Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs
O deputado federal, Florentino Neto (PT/PI), conseguiu a adesão de 202 deputados e deputadas federais ao seu requerimento de criação da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação – ZPE, que tem como objetivo a defesa do regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Exportação.
O colegiado terá, ainda, a finalidade de desenvolver a cultura exportadora, de fortalecer o balanço de pagamentos e de promover a difusão tecnológica, a redução de desequilíbrios regionais e o desenvolvimento econômico e social do país.
(Com informações do Governo do Estado)