O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a transformação digital em curso no Estado durante sua participação na 17ª edição do CONGESP, o maior evento de gestão pública do Rio Grande do Norte, realizado nesta quinta-feira (12), em Natal. Na oportunidade, o gestor apresentou dois casos de sucesso que ilustram o impacto positivo das inovações tecnológicas no Piauí: o Protocolo de Recuperação de Celulares e o Piauí Saúde Digital.
Durante a Conferência Magna, que teve como tema “Eficiência de gestão pública para otimização das entregas das ações governamentais à sociedade”, o governador enfatizou os resultados alcançados com essas iniciativas.
"O primeiro exemplo é o nosso Protocolo de Recuperação de Celulares, que já é referência nacional. Em menos de 12 meses, conseguimos recuperar mais de 10 mil aparelhos e reduzir em 50% os crimes de roubo e furto de celulares. O outro grande exemplo é o Piauí Saúde Digital, que leva consultas médicas gratuitas pelo celular, a qualquer dia e hora, para todos os piauienses", destacou Rafael Fonteles.
INVESTIMENTO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Esses projetos, segundo o governador, são frutos dos investimentos em transformação digital e no uso da Inteligência Artificial (IA), que têm trazido ganhos significativos em eficiência e economia para a administração pública.
"Essas iniciativas não só geraram uma economia expressiva, mas também melhoraram a qualidade dos serviços públicos prestados à população. A transformação digital tem sido fundamental para otimizar a gestão e garantir a entrega eficaz das políticas públicas”, afirmou o governador do Piauí.
O governador também reforçou que a grande meta do seu governo é acelerar o crescimento econômico do Piauí, com ênfase na redução das desigualdades sociais.
"A geração de oportunidades, emprego e renda é fundamental para isso. Mas, para alcançar essa meta, estamos trabalhando com uma visão de longo prazo. Estamos promovendo um verdadeiro choque educacional e tecnológico no estado. Uma das principais ações, além de investimentos em novas tecnologias, tem sido aproximar a educação do mercado de trabalho, com ensino integral, técnico e profissionalizante”, finalizou Rafael Fonteles.