O governador Rafael Fonteles se reuniu, na tarde desta quarta-feira (17), com diplomatas alemães e representantes de importantes instituições do país europeu para tratar do Vale de Hidrogênio Verde do Piauí. O encontro ocorreu na residência da Embaixada da Alemanha em Brasília, oportunidade em que o chefe do Executivo estadual reiterou as condições privilegiadas do Piauí para produção do chamado combustível do futuro.
“Apresentamos a nossa convicção de que o Piauí tem as melhores condições em toda a América do Sul para ser o grande produtor de hidrogênio verde para o mercado interno e para exportação”, considerou Fonteles.
A Alemanha lidera, na Europa e no mundo, as discussões relacionadas ao hidrogênio verde. O governo alemão mantém cooperações com o Brasil em diferentes áreas. A reunião foi acompanhada por representantes do governo alemão, do Banco de Desenvolvimento do país (KFW) e da GIZ Brasil, uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável há quase 60 anos. O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis, a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais.
O encontro antecede a viagem que Rafael Fonteles fará ao país europeu, no próximo mês de junho, onde espera atrair investidores para o Piauí. “Estaremos na Alemanha no próximo mês, contando com o apoio da diplomacia alemã e brasileira para este grande encontro, onde vamos ter vários empreendedores e investidores que vão apostar no Piauí para a produção de hidrogênio verde”, acrescentou o governador.
Piauí terá investimentos em energia renovável de empresas europeias
O estado do Piauí terá agora investimentos em energia renovável através de empresas europeias. O governador Rafael Fonteles esteve, com o grupo Solar Outdoor Media, em Lisboa, Portugal, onde firmou um memorando a fim de apostar em projetos no Piauí. O grupo alemão tem projetos no mundo inteiro e está apostando no estado piauiense para esse investimento significativo, especialmente em fonte solar para produção de hidrogênio verde.
O Piauí abriu as portas para novos negócios e projetos que irão crescer e ajudar gradativamente as famílias no estado. Assim como o CEO Luciano Guido, do grupo Solar Outdoor Media, assinou o memorando de entendimento, outros empresários também tem a intenção de fazer investimentos em energia renovável no Piauí.
(Com informações da CCom)