Os governadores dos estados nordestinos uniram esforços para enviar brigadistas e equipamentos ao Rio Grande do Sul, que está sofrendo com os impactos dos temporais. Até este sábado (4), foram registradas pelo menos 57 mortes. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.
UNIÃO DE TODOS: "Gostaria de expressar nossa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que tem sofrido bastante em função das fortes chuvas dos últimos dias. Colocamo-nos à disposição do Governador Eduardo Leite para ajudar no que for possível", disse Fonteles em sua página no X. O Piauí encaminhou 10 bombeiros militares, duas picapes e dois barcos.
SUPERAR ESSE MOMENTO TRISTE: A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT), compartilhou em suas redes sociais que conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na sexta-feira (3), para discutir a situação local. "É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento", afirmou a governadora.
ESTADO DE CALAMIDADE: As imagens de satélite evidenciam a progressão dos sete dias de chuvas que mergulharam o Rio Grande do Sul em estado de calamidade. O governo estadual decretou o estado de calamidade, prontamente reconhecido pelo governo federal. Isso possibilita ao estado requisitar recursos federais para intervenções de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reestruturação de infraestruturas e restabelecimento de serviços vitais.
MOBILIZAÇÃO: A Defesa Civil alertou que a maioria das bacias hidrográficas do estado está sob risco de transbordamento, com as águas podendo ultrapassar a cota de inundação. Em resposta, o governo federal despachou 100 membros da Força Nacional para o Rio Grande do Sul na tarde de sexta-feira (3). Essa tropa federal colaborará nas operações de salvamento e resgate das pessoas afetadas pelas enchentes no estado.
Alagoas
- 12 bombeiros militares
- 1 binômio (militar condutor e seus cão de resgate)
Bahia (já in loco)
- 22 bombeiros militares
- 1 médico
- 1 enfermeira
- Equipamentos de proteção individual
Ceará
- 2 viaturas tipo AS
- 1 embarcação inflável
- 1 embarcação de alumínio
- 2 equipes de salvamento
- 2 binômios certificados em restos mortais
- 1 viatura do CBCães
Paraíba
- 2 viaturas tipo ABS
- 2 embarcações infláveis
- 2 equipes de salvamento
- 2 binômios certificados em restos mortais
- 2 viaturas de canil
Pernambuco
- 2 viaturas tipo ABS
- 2 botes infláveis de salvamento
- 8 bombeiros militares
- 1 viatura com cães
- 2 binômios
As equipes seguirão com materiais específicos para busca e resgate em áreas alagadas e em deslizamento de terra.
Piauí
- 10 bombeiros militares
- 2 pickups
- 2 barcos (caso necessidade de envio).
Rio Grande do Norte
- 6 bombeiros militares especialistas em operações com embarcações
- 2 pickups
- 2 Embarcações completas
Sergipe
- 2 Viaturas pipo pickup
- 2 botes infláveis
- 1 equipe de salvamento
- 2 binômios