O governador Rafael Fonteles anunciou apoio financeiro a empresas que contratarem jovens formandos da rede pública pelo Edital Eixo Primeira Oportunidade, parte do programa Oportunidade Jovem. O objetivo é incentivar a inclusão no mercado de trabalho e fortalecer a geração de emprego e renda no Piauí.
EIXO PRIMEIRA OPORTUNIDADE
No Eixo Primeira Oportunidade, empresas que contratarem jovens de 18 a 29 anos pelo Programa Oportunidade Jovem receberão apoio financeiro de 50% do salário mínimo por novo posto de trabalho criado. O benefício será concedido por até seis meses, condicionado à formalização de contrato conforme a CLT.
A plataforma Piauí Oportunidades, lançada hoje, facilita o acesso ao mercado de trabalho, oferecendo capacitações, estágios, vagas de primeiro emprego e para jovens aprendizes, além de unificar editais do Governo. Desenvolvida pela Investe Piauí e o PIT, visa incluir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado.
Para o diretor-presidente do PIT, Cristiano Vargas, com a gama de serviços que serão ofertados, a plataforma torna-se o principal canal de informações e inscrições para iniciativas de apoio à empregabilidade.
“Além disso, a plataforma possibilita que empresas, profissionais liberais e autônomos cadastrem seus serviços e produtos. Voltada para pessoas de todas as idades e perfis, atende diferentes etapas da vida profissional, como transições de carreira, busca por entrada ou recolocação no mercado de trabalho”, explicou.
De acordo com Rafael Fonteles, as duas iniciativas beneficiam a juventude do Piauí.
"No Edital Primeira Oportunidade, o Estado vai bancar 50% do salário por seis meses para aquelas empresas que contratarem jovens oriundos da escola pública, então é um incentivo para a contratação de jovens. Ao mesmo tempo, o lançamento de uma plataforma robusta, a Piauí Oportunidades, que vai servir tanto para esse processo de seleção, quanto para a capacitação desses jovens, com foco nas habilidades que as empresas estão precisando naquele momento", pontuou o governador.