A Secretaria de Segurança Pública, através da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública, recebeu uma carga, importada da Itália, de 940 pistolas 9mm., adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública - FESP. Cerca de R$ 2 milhões foram destinados em armamentos para a Forças de Segurança do Estado.
As armas foram entregues na manhã desta segunda-feira (7), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí e serão destinadas para as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
“Assim como o melhoramento no policiamento ostensivo através do chamamento dos novos policiais militares distribuídos na capital e em todos os municípios do estado, a aquisição de novas armas, munições e outros materiais são iniciativas do Governador Rafael Fonteles para focar no melhoramento da segurança no estado. São contribuições importantíssimas que auxiliarão nos trabalhos preventivos, ostensivos, e de inteligência”, declarou o Secretário de Segurança, Chico Lucas.
O secretário acrescentou que a aquisição faz parte dos investimentos para ampliação e modernização da Segurança do estado, que inclui, ainda, a reestruturação completa da Perícia Criminal, aquisição de novas viaturas, munições, equipamentos de combate aos crimes de internet, além de investimentos na capacitação pessoal e treinamento policial com foco na prevenção e humanização do serviço de Segurança Pública
De acordo com o chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar do Piauí, Coronel Jacks Galvão, o armamento contribuirá com o trabalho da PM. “Para que todo Policial Militar possa trabalhar com mais tranquilidade e segurança, é necessário ter em sua posse uma arma cautelada em seu nome. Eles poderão atender a população de forma mais presente”, garantiu o Coronel.
Além das armas e munições, dispositivos como drones e outros equipamentos tecnológicos para auxiliar no combate aos crimes de internet também foram adquiridos. “Essas aquisições fazem parte de um grande esforço da Secretaria de Segurança para fortalecer a modernização e agilidade no trabalho das forças de segurança do estado. Além destes materiais, ocorrerá também a reestruturação completa da Perícia Criminal e investimentos na capacitação pessoal e treinamento policial com foco na prevenção e humanização do serviço de Segurança Pública, dentre outras iniciativas, com investimentos estimados em R$ 88 milhões até dezembro de 2024”, explicou o Diretor do Sistema Único de Segurança Pública da SSP/PI (SUSP), Lucas Dantas.