A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), no ano de 2023, investiu intensamente na oferta de turmas do curso de “Montagem e Manutenção de Placas Solares”, em todas as zonas de Teresina.
A Fundação Wall Ferraz por orientação do prefeito Dr. Pessoa, tem ampliado e descentralizado a realização desse curso desde 2022, com o grande crescimento de pessoas que aderiram à energia solar em suas residências, aumentou também a procura de empresas por trabalhadores qualificados profissionalmente para a realização desse serviço, que tem remuneração de até R$ 8 mil.
Com a realização de projetos de capacitação em parceria com Organizações da Sociedade Civil, o número de teresinenses qualificados profissionalmente nessa área, pela Prefeitura de Teresina, já passa dos 700. Entre as turmas do curso realizadas estão: Projeto Energizar em parceria com a AFIL – bairro Parque Alvorada, zona Norte;
Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em parceria com a FECASP – bairro Santa Maria da Codipi; Projeto ACISLAB em parceria com a ACIS – nos bairros Porto do Centro, zona Leste e Leonel Brizola, zona Norte de Teresina; Curso de Montagem e Manutenção em parceria com o Conselho Comunitário do Portal da Alegria - bairro Promorar; Curso em parceria com a Culturartes – nos bairros Betinho e Dirceu, nas zonas Sul e Sudeste respectivamente. Para complementar o acesso dos teresinenses ao mercado de trabalho, em 13 de abril de 2023, o prefeito Dr. Pessoa juntamente com o presidente da FWF, Maykon Silva, realizaram a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Teresina e empresas do ramo de Energia Solar, que garante preferência na contratação de teresinenses que passaram pelo curso de “Montagem e Manutenção de Placas Solares”, oferecido pela FWF.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, fala sobre o grande número de pessoas que foram qualificados de forma gratuita nesse curso, “Já são centenas de teresinenses qualificados nessa área e prontos para trabalhar na instalação e manutenção de placas solares, garantindo o acesso ao mercado de trabalho e vamos investir ainda mais nessa área em 2024”, declarou.
Além de levar qualificação profissional gratuita para a população de Teresina. Os alunos também recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas.