Neste sábado (24), ocorreu a etapa estadual da modalidade de ginástica artística dos Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s) na escola Great International School, na zona Leste de Teresina. As provas feitas individualmente foram realizadas em quatro aparelhos: Mesa de salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo.
A presidente da Federação de Ginástica do Piauí, Regina Vila Nova Campelo, afirma que a disputa é uma fase seletiva dos JEPI’s, onde as escolhidas representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude. Ela ainda esclarece que o motivo da modalidade acontecer antes da data prevista do evento, que será do dia 27 ao dia 02 de Julho, é que a arbitragem internacional está presente na cidade hoje.
“Para realização desse evento, a federação de ginástica do Piauí trouxe uma árbitra internacional que a Jaqueline Pires. No nosso estado, pelo fato de que nós estarmos desenvolvendo a modalidade de ginástica artística agora, não temos árbitros. Então o estado permitiu a realização desse evento, até antes mesmo da abertura dos jogos, por conta dessa questão. Mas com essa preocupação de formar árbitros, a federação trouxe no ano passado um curso de arbitragem e técnica de ginástica artística, na intenção de formar árbitros no Piauí”, destaca Regina.
A presidente da federação ressalta a importância de trazer essas diferentes modalidades para o estado. “Por enquanto a gente até tem a ginástica rítmica e a artística. Tudo isso só foi possível depois da implantação desse espaço aqui, pois antes a gente não tinha acesso à esses materiais. Então aqui está possibilitando a gente realizar o sonho de diversas crianças, que tem a intenção de conseguir chegar às olimpíadas, como a Rebeca Andrade”, pontua.
Durante esta manhã, as onze atletas demonstraram suas habilidades e foram avaliadas de acordo com o nível técnico demonstrado, resultando em duas notas: árbitro de dificuldade e o árbitro de execução. Nas etapas nacionais, os Jogos da Juventude (JUV) serão realizados em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 16 de setembro. Já os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) ocorrerão em novembro, mas ainda não foi definido o local.
A avó de Letícia Guedes, ginasta da categoria infantil, Alicia Aparecida, diz que toda a família contribui para o sonho da jovem. “A gente apoia muito que a Letícia faça esportes, atividades como esta, principalmente. Pela questão nutricional. Pelo competir, não só ganhar, mas competir e entender o quanto que o esporte é importante no nosso país”, reforça .
Abertura dos JEPI’s 2023
Os Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s) 2023, terão início na próxima terça-feira (27), no Ginásio Verdão, localizado na rua Rui Barbosa - Centro (Norte) em Teresina, e seguem até ao dia 02 de julho em vários espaços esportivos da capital. O evento contará com participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 18 modalidades esportivas, onde os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
27/06 - 02/07
Vôlei de praia- AABB
Basquetebol- PRO CAMPUS E IFPI
Futsal- (CARLOS SAID UESPI, IFPI, LICEU, GINÁSIO DO LORIVAL PARENTE, GINÁSIO RUI LIMA)
Handebol- C.T GUILIANO LOT.PAULO CARNEIRO
Voleibol- AABB
28 DE JUNHO:
Badminton- UFPI
29/06 - 30/06
Atletismo- UFPI
30 DE JUNHO
Xadrez- FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE XADREZ( AV. JOÃO XXII, 1517)
01 DE JULHO:
Tênis de mesa- FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA DA PAZ
01 À 02 DE JULHO
Judo- GINÁSIO SARAH MENESES
Karatê- GINÁSIO SARAH MENESES
Natação- AABB
Taekwondo- GINÁSIO SARAH MENESES
Wrestling (Luta olímpica) -GINÁSIO SARAH MENESES
Ciclismo- AV. RAUL LOPES