O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou nesta sexta-feira (20) a nova unidade de Espaço da Cidadania no 2° piso do Teresina Shopping, zona Leste de Teresina. A estrutura, que antes estava sediada no shopping Rio Poti, passa a funcionar no novo local com serviços de 15 órgãos parceiros. Veja quais são abaixo!
ESPAÇO DA CIDADANIA
Conforme o governador, a iniciativa busca facilitar a vida da população reunindo vários órgãos de serviços públicos em um único lugar. Desta forma, tendo em vista que nem todos possuem acesso à internet, o cidadão pode resolver suas pendências com praticidade de forma física.
“Nossa ideia, como sempre colocamos desde a campanha eleitoral, é tornar o estado do Piauí, o estado mais digital do Brasil. [...] Nem todo mundo tem acesso à internet, conectividade e, portanto, temos que continuar com a política de espaços e sala de cidadania na capital e no interior do Estado. [...] É um ambiente para facilitar a desburocratizar a vida do cidadão que quer resolver um problema, muitas vezes, no Detran e em outras áreas do governo, e aqui um atendimento de altíssima qualidade, confortável, ágil e usando a tecnologia”, disse o governador.
PLATAFORMA ONLINE
Apesar dos espaços físicos, Rafael Fonteles destacou a plataforma Gov.pi Cidadão, que possui todos os serviços de forma online, onde a pessoa interessada pode utilizar sem sair de casa. Além disso, o gestor explicou haver outros espaços da cidadania na capital e salas da cidadania no interior do estado.
“É mais um exemplo uma materialização do compromisso dessa gestão do nosso governo do estado do Piauí com a desburocratização com a facilitação da vida do cidadão para que ele perca menos tempo um serviço burocráticos para poder focar no estudo, no trabalho e no lazer”, pontuou o governador.
NOVIDADES!
A gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, afirmou que além dos serviços já ofertados no espaço anterior, agora a nova unidade passa a ofertar o Tribunal de Justiça, com a SEJUSC - Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e o Justo Acesso.
“Estamos aqui para receber toda a população. Hoje uma solenidade de abertura extremamente importante e a partir de segunda-feira estaremos todos aqui com todos os serviços prestados atendendo toda sociedade Teresinense”, frisou a gerente.
ATENDIMENTO
Samuel Nascimento, Secretário de Administração do Piauí, destacou o atendimento integrado e mais dinâmico no espaço.
"A gente integrou nos espaços em um atendimento mais dinâmico. A gente tem a digitalização do serviço, então gov.pi.cidadão está presente aqui em totens. Os servidores públicos e todos os cidadãos que têm acesso à plataforma. Agora podem vir aqui tem orientação de como acessar. Acessar os serviços pelos Totens e também os jovens aprendizes que estão aqui disponíveis com coletinho de posso ajudar e com o aplicativo de avaliação. Especialmente esse atendimento mais aberto, mais humanizado, um ambiente muito mais confortável”, disse o secretário.
FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS
O Espaço da Cidadania vai funcionar das 7h30 às 17h30 e contará com os seguintes serviços:
- Detran-PI;
- SINE;
- Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco;
- Secretaria de Fazenda (Sefaz);
- Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi);
- Junta Militar;
- Águas de Teresina;
- Equatorial;
- Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
- Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Justo Acesso;
- Conselho Regional de Enfermagem (Coren);
- OAB-PI;
- Conselho Regional de Administração (CRA);
- Delegacia e Prefeitura de Teresina.
OUTROS LOCAIS DE ATENDIMENTO
Até o momento, são 55 Espaços ou Salas de Cidadania no Piauí. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso. Em Teresina existem quatro: Grand Shopping Dirceu, Show Auto Mall, no Polo Piauí Center e agora, no Teresina Shopping.