O governador Rafael Fonteles prestigiou a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, na manhã desta segunda-feira (8), na sede do Tribunal, em Teresina. Na mesma solenidade, foi empossado o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas como o vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
PROMETEU TRABALHAR POR ELEIÇÕES LIMPAS: O presidente do TRE-PI assumiu prometendo trabalhar por eleições limpas e conscientes e para que a inteligência artificial não desequilibre o pleito eleitoral. “Vamos focar na desinformação, nas fake news e na inteligência artificial, nas deep fakes, que alteram a voz até de pessoas mortas. Vamos seguir com serenidade, segurança jurídica e também rigor”, prometeu o agora presidente desembargador Sebastião, que substituiu o desembargador Erivan Lopes.
GOVERNADOR ELOGIOU NOVA PRESIDÊNCIA E GESTÃO ANTERIOR: O governador Rafael Fonteles elogiou a nova presidência e a gestão anterior pelo trabalho reconhecido nacionalmente. "A Justiça Eleitoral do Piauí tem um patamar elevado de severidade e rigor com aplicação da lei. Selo diamante reconhecido pelo CNJ, o maior prêmio, com a gestão do desembargador Erivan. Acredito muito na gestão deles", afirma.
ORGANIZAR E PLANEJAR AS ELEIÇÕES: O novo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, explica que o desafio é organizar e planejar as eleições. "São 224 municípios. Temos uma logística de deslocamento das urnas, com o acompanhamento de um técnico. Serão mais de 10 mil urnas eletrônicas de última geração. O Piauí é um estado tranquilo, pacato, então esperamos eleições tranquilas", revela.
SAIBA MAIS SOBRE O NOVO PRESIDENTE DO TRE-PI: Sebastião Ribeiro Martins é piauiense de Cristino Castro, tem 66 anos, e é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1979. Exerceu o cargo de juiz de direito e juiz eleitoral em várias Comarcas do Estado do Piauí. Foi presidente da Associação dos Magistrados Piauiense (Amapi), por dois mandatos consecutivos (2006/2007 e 2008/2010). Exerceu o cargo de corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, no biênio 2014/2016.
Promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em agosto de 2008, ocupou o cargo de presidente daquele órgão por dois anos (2019 e 2020). Ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-PI nos períodos de (19/12/2017 a 30/08/2018 e 18/12/2018 a 19/12/2018). Presidiu o TRE-PI no período de 31/08/2018 a 17/12/2018), em face do afastamento do então presidente, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho.