
O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (24), da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados 2025 da Polícia Militar do Piauí (PMPI). A solenidade marcou o início da capacitação dos 666 novos recrutas, sendo 375 homens e 291 mulheres, que se preparam para ingressar na corporação.
A aula inaugural foi ministrada pela promotora Fabrícia Barbosa e contou com a presença do secretário de Segurança, Chico Lucas, e do comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes. Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da formação dos novos policiais para garantir a continuidade da redução dos índices de criminalidade no estado.
Teremos novos 666 homens e mulheres que irão compor a Polícia Militar. Aqui, na aula inaugural, eles iniciarão uma boa formação para que, quando forem às ruas, cumpram seu dever e sua missão, mantendo a marca da nossa polícia, que é a menos letal do Brasil e a que mais tem reduzido os indicadores de violência, tanto na parte de roubos e furtos quanto na parte de homicídios.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou o compromisso do governo com o fortalecimento das forças de segurança.
Há um compromisso do governador de chamar, ao longo do seu mandato, 4 mil novos policiais, e esse compromisso está sendo honrado com essa formação e com outras nomeações na Polícia Penal, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil. Isso tudo reforça, além da inteligência e da integração, o compromisso com a segurança pública.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, enfatizou a relevância desse reforço para a corporação e para a sociedade.
É muita alegria não só para a PM, mas para toda a sociedade piauiense. São mais de 600 homens e mulheres iniciando sua formação, que ao longo de seis meses se tornarão parte da família da PM. Só nesses primeiros dois anos do governo Rafael Fonteles, são mais de 2 mil homens e mulheres formados e incorporados à instituição.