Governo anuncia criação de Áreas Integradas de Segurança Pública no Piauí

O secretário de Segurança Chico Lucas afirmou que no Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais

Governo do Piauí anuncia criação de Áreas Integradas de Segurança Pública | Francisco Leal/CCom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador do Piauí, Rafael Fonteles assinou na manhã desta quarta-feira (10) o decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e realizou o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP).  O Secretário de Segurança Pública Chico Lucas participou da solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak. 

Fonteles ressaltou a importância dos investimentos em dados, pesquisas e inteligência, bem como a ampliação da presença das Forças de Segurança Pública nas comunidades, como medidas cruciais para melhorar a eficácia no combate à criminalidade no estado do Piauí.

“No mês de junho vamos aumentar o efetivo da segurança. Temos um estado muito grande, com muitas demandas, por isso temos que usar da ciência, dados e da tecnologia para poder realizar uma política pública de segurança de qualidade. Não podemos esquecer, que o que vai gerar essa cultura de paz é o investimento na área social, sobretudo, a educação, cultura e esporte”, concluiu o líder do Executivo. 

O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas afirmou que a medida já é adotada no Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados. 

“A resolução do problema da segurança pública é complexo, então precisamos de uma atuação coordenada, e as AISP são os territórios onde acontecerá a atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, principalmente com delimitação da mesma área para o Batalhão e para a Delegacia, com a criação de um conselho territorial que é a parte social da segurança, ou seja, tanto vai controlar a atividade policial, como  também vai definir as questões sociais, o que é muito importante na construção da segurança pública”, disse Chico Lucas.  

Leia Mais

Segundo ele,  as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento do Estado. Cada uma delas contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública. 

DATASSP

Durante a solenidade, o governador também assinou um Termo de Cooperação Técnica, entre a Secretaria de Segurança Pública, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). com a finalidade de criar o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública (DATASSP), que funcionará vinculado à Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-PI.

O objetivo é que a academia auxilie na criação e utilização das ferramentas tecnológicas inovadoras para identificar, avaliar, acompanhar, antecipar e combater ameaças na esfera da Segurança Pública no Estado do Piauí.

Segundo o secretário Segurança, Chico Lucas, as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas do executivo estadual que visam otimizar os trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança do Estado.

“Vamos, assim, criar mecanismo de prevenção de crimes através do uso de modelos matemáticos, estruturados com base em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e utilizar modelos estatísticos para avaliar a eficácia de políticas públicas, com o auxílio das Instituições de Ensino do Estado”, afirmou o secretário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES