O Governo do Estado divulgará nesta sexta-feira (15), números do Produto Interno Bruto dos municípios do Piauí - o PIB 2021. O relatório será apresentado à população às 10 horas, no auditório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizado no Edifício Manhattan River Center, no bairro São Cristóvão. O relatório estará disponível no site da Secretaria de Estado do Planejamento. O panorama 2021 para o PIB municipal revela que dez municípios piauienses (4,5% do total) concentraram 60,3% da riqueza do estado e 40,7% da população. A capital Teresina, sozinha, respondeu por 37,3% do PIB estadual em 2021.
O município que apresentou maior crescimento do PIB, em 2021, foi Queimada Nova, com PIB de R$ 253,485 milhões e um crescimento de 111,9% em relação ao ano anterior. Na sequência, estão Dom Inocêncio (71,1%), Simões (52,5%), Lagoa do Barro (52,1%) e Ilha Grande (49,6%). O desempenho dessas cidades está relacionado principalmente ao setor industrial, com a atividade de geração e distribuição de energia elétrica, destacando-se os avanços dos empreendimentos de energias renováveis, como eólica e solar.
O diretor de Estudos Econômicos da CEPRO/Seplan, Diarlison Costa, explicou que o relatório é fruto de uma cooperação com a equipe de contas regionais do IBGE. "Eles fizeram a seleção de dados durante dois anos e, com esse compilado, conseguimos fazer o relatório, de todas as áreas, com todos os municípios, avaliando o que acontece e onde acontece", detalhou. Em relação aos resultados, ele destacou que o crescimento está vinculado às áreas de agricultura e energias renováveis. "A gente também observa que as áreas estão mais dinâmicas e descentralizadas, em municípios do Sul do estado", pontuou.
No último mês de novembro, a CEPRO/Seplan, em parceria com o IBGE, divulgou as contas regionais e o PIB estadual de 2021. Na oportunidade, foi destacado que o PIB do Piauí apresentou o maior crescimento acumulado do Nordeste na série histórica (2002 a 2021) e o segundo maior crescimento percentual no PIB per capita do país.