O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), está atualmente em processo de execução da urbanização do trecho de acesso ao Porto de Luís Correia, utilizando pavimentação em piso intertravado. Este projeto representa um investimento total de R$ 13.746.248,74 e abrange uma área de 53.038,74 m², localizada na Praia do Quebra-Mar, ao lado da Avenida Teresina.
A urbanização em questão engloba a construção de um pátio revestido com bloquetes intertravados de concreto. Esse tipo de pavimento não apenas possui um apelo estético atrativo, mas também oferece a vantagem de uma durabilidade significativa. Além disso, devido às fissuras presentes entre as peças, facilita o escoamento de água. O piso intertravado é projetado para durar cerca de 20 anos, e, caso seja necessário fazer reparos ou substituições, o processo é relativamente simples.
A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – um Terminal Pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu – será entregue em dezembro deste ano. Nesta obra, executada pela Investe Piauí, serão investidos cerca de R$ 90 milhões. O terminal vai fortalecer a cadeia da pesca no Piauí, um setor de grande importância econômica e social, sendo a principal fonte de renda para muitas famílias.
Além dos 90 milhões, a implantação do Porto de Luís Correia inclui outros investimentos como a Escola do Mar, executada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e o trecho de acesso, a cargo da Secid. “Todos entendemos a importância dessa obra do Porto de Luís Correia, o significado dela para o povo piauiense e como vai contribuir com o desenvolvimento do estado. Estamos felizes e empenhados em fazer a nossa parte para entregar um Porto como o Piauí merece”, afirma a secretária das Cidades, Maria Vilani.
(Com informações do Governo do Estado)