Governo do Piauí publica decreto sobre reorganização da Polícia Civil

As Delegacias Seccionais das maiores cidades do interior passam a ter divisões especializadas para o combate aos crimes de homicídio e tráfico

Governo do Piauí publica decreto sobre reorganização da Polícia Civil | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na terça-feira, dia 18, o Governo do Estado do Piauí emitiu o Decreto Nº 22.223, que tem como objetivo regulamentar as atribuições de todos os órgãos da Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Essa medida busca promover uma administração profissionalizada da instituição, com ênfase em resultados e a redução da criminalidade, além de proporcionar um atendimento de excelência ao cidadão piauiense.

O decreto estabelece os principais pontos para a estrutura organizacional da PC-PI, que agora será composta pela Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC). Essa reorganização visa potencializar as atividades policiais, aprimorar a eficiência da instituição e fortalecer a segurança pública no estado.

ACESSE AQUI O DECRETO

Reitera-se também a Delegacia-Geral como órgão central da Polícia Civil do Piauí, composta pelo Gabinete do Delegado-Geral, chefiado pelo Delegado-Geral Adjunto, e por mais seis diretorias, que são: Diretoria Administrativa (DADM), Diretoria de Inteligência (DInte), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DPMGV). 

Outro destaque do documento é a reorganização da Polícia Civil na capital, por meio da criação das Delegacias Seccionais em Teresina. Além disso, inicia-se a implementação das gratificações de acordo com as funções exercidas pelos policiais e regulamenta-se a criação de mais duas delegacias no interior do estado, sendo elas a Delegacia de Cajueiro da Praia, no norte do Piauí, e a Delegacia de Baixa Grande do Ribeiro, no sul piauiense. As Delegacias Seccionais do interior foram organizadas por categorias, tendo sido criadas as estruturas necessárias para a atuação da PC-PI em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP’s). 

Segundo o Delegado-Geral, Luccy Keiko Paraíba, o Decreto representa um marco significativo para a gestão da PC-PI, pois introduz uma série de avanços ao estabelecer estruturas essenciais para o fortalecimento do combate a condutas criminosas em todo o Estado. As Delegacias Seccionais das principais cidades do interior agora contarão com divisões especializadas, voltadas à repressão de crimes de homicídio e tráfico, bem como à assistência dedicada às vítimas vulneráveis. Essa iniciativa visa otimizar as ações policiais, proporcionando uma abordagem mais focalizada e eficiente na luta contra a criminalidade, garantindo também maior suporte e proteção aos cidadãos em situação de vulnerabilidade. 

(Com informações do Governo do Estado)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES