Governo premia estudantes da rede estadual com melhor desempenho no Enem

Washington Bandeira ressaltou que o estado vive um momento de avanço em relação à educação.

Governo premia estudantes da rede estadual com melhor desempenho no Enem | Raíssa Morais Governo premia estudantes da rede estadual com melhor desempenho no Enem | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em celebração ao resultado positivo dos alunos da rede estadual do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, premiaram os 50 alunos com as melhores notas no Sistema de Seleção Unificada (SISU). 

A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak, em Teresina. Além disso, foi lançado o programa Pré-Enem + Pré Saeb 2025. 

Washington Bandeira ressaltou que o estado vive um momento de avanço em relação à educação.

Acredito eu, um dos melhores momentos, se não o melhor momento da educação pública estadual na história do Piauí, com a transformação das escolas de todas elas de ensino médio em tempo integral, o ensino profissional, disciplinas inovadoras, a melhor infraestrutura. São muitas obras em todo o Piauí, muitas inaugurações, o melhor transporte escolar e com a preparação intensa para o Enem e demais vestibulares.

Washington Bandeira, secretário da Seduc - Foto: Raíssa Morais

Cada aluno premiado recebeu uma bolsa no valor de um salário-mínimo, em reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo da preparação para a prova. Criada no ano passado, a iniciativa reforça o compromisso do governo com o incentivo ao bom desempenho acadêmico.

É muito bom ver que a gente tem como contar com apoio dessas unidades. Eu acho que primeiramente o meu esforço, e a contribuição, claro, dos projetos da SEDUC, dos professores da minha escola e do esforço diário, da rotina   estudos e de ter uma meta. Você realmente trilhar um caminho para conseguir chegar, disse a estudante Marianne de Araújo, de 18 anos.

Em discurso na solenidade, o governador Rafael Fonteles afirmou que toda escola que atingir a meta atribuída para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2025, terá como gratificação, principalmente aos professores, o décimo quarto salário.

Vocês sabem que temos metas para as escolas, para as Gerências Regionais, e meta para o estado também. Então, basta todos baterem essas metas. E os estudantes, que fizerem a prova, e terem batido a meta com a escola , vão receber uma premiação no valor de um salário mínimo, uma premiação ainda maior que essa. 

8 MIL ALUNOS APROVADOS NO SISU

Segundo o secretário, em 2024, 8 mil alunos foram aprovados no SISU, considerando apenas a primeira chamada, e em outros vestibulares. Ele ainda frisou que o Piauí foi destaque nacional em relação à redação do ENEM. 

O maior número de redações acima de 950 pontos, pelo número de habitantes, a população do Piauí e pelo número de estudantes que participaram da prova. Que é justo justamente o número que serve, que importa.

Lançamento do Pré-Enem + Pré-Saeb 2025

Durante a solenidade foi lançado o Programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025, iniciativa da Seduc para reforçar a preparação de estudantes para o Enem, outros vestibulares e a avaliação do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). O secretário destacou quais as principais mudanças e ações que serão desenvolvidas pela Seduc.

Ele tem mais revisões presenciais, mais revisões virtuais, mais simulados. Vamos mudar o curujão da vitória para o pré-enem seduc day, que é durante o dia,  não mais na madrugada, com uma série de atividades de revisão. Vamos ter mais monitores, a ampliação do laboratório de redação com mais aulas extras de preparação para redação do Enem. Vamos ter preparação especial para o IFPI e para os estudantes que já saíram da escola e que estão na EJA na educação de jovens e adultos, eles também serem aprovados no Enem. Mais premiação aos nossos estudantes, não é muita novidade boa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com