Os mutirões de cirurgias aos sábados no Hospital Getúlio Vargas (HGV) são agora uma prática frequente no maior hospital público do estado. Somente neste ano, foram realizados 23 mutirões, proporcionando benefícios a 426 pacientes que estavam na fila de espera por uma cirurgia.
"Os mutirões aconteceram aos sábados e contribuíram para agilizar os procedimentos de pacientes que estão aguardando na fila de espera", relatou o superintendente de Alta e Média complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Apenas neste sábado, dia 17, um total de 49 pacientes serão beneficiados com cirurgias nas seguintes especialidades: ortopedia (20), oftalmologia (20), urologia (06), cardíaca (01), cirurgia geral (01) e neurologia (01).
A diretora-geral, Nirvania Carvalho, informou que o HGV tem realizado cirurgias aos sábados desde janeiro deste ano.
“Até o momento já realizamos mais de 400 cirurgias em caráter de mutirão para ajudar esses pacientes que ainda estão na espera. Isso é uma ação do Programa do Governo do Estado Saúde em Dia, que tem como objetivo zerar as filas de cirurgias eletivas em todo o estado”, descreve a gestora.
O HGV é reconhecido como referência em procedimentos de alta complexidade no Piauí, conforme ressaltado pelo secretário de saúde, Antonio Luiz.
"Nosso maior hospital está em pleno funcionamento e realizando cirurgias para reduzir cada vez mais a fila de espera. Estamos trabalhando para cumprir a meta do Saúde em Dia que é zerar as filas até o mês de outubro", afirmou o secretário.