Um homem, que não teve a identidade revelada, foi flagrado abusando sexualmente de uma égua sob a passarela da BR-316, em Picos. O ato foi registrado em vídeo por moradores e causou revolta nas redes sociais.
A Associação Protetora dos Animais de Picos (APAPI) informou nesta quinta-feira (9) que registrou um boletim de ocorrência e está exigindo que as autoridades localizem e responsabilizem o autor do crime. Confira a nota abaixo.
O QUE DIZ A LEI
A zoofilia considerada uma forma de maus-tratos a animais e está prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Em setembro de 2020, a Lei nº 14.064/2020 aumentou a pena para quem comete maus-tratos contra cães e gatos, o que inclui a zoofilia.
De acordo com a lei, quem pratica atos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação contra animais pode ser punido com pena de detenção de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda do animal. Embora a lei seja voltada para todos os tipos de maus-tratos, ela abrange atos sexuais com animais, que são enquadrados como crimes de crueldade.
NOTA DA APAPI
A APAPI repudia com veemência e pede JUSTIÇA no caso de Zoofilia registrado e documentado contra um equino nas proximidades da Passarela, na tarde de hoje! Que o culpado, que aparece nas gravações abusando do animal, seja encontrado pela policia e responsabilizado pelo ato covarde!
A Apapi não irá se calar diante de atrocidades que ainda continuam a acontecer em nossa cidade e que atentem contra a dignidade dos animais. Já estamos encaminhando ao Delegado as provas e lavrando o Boletim de Ocorrência para que a investigação comece imediatamente.