Osmar de Sousa Santos Filho, morto com pelo menos 5 tiros em Luís Correia, litoral do Piauí, era presidiário e estava há cerca de dois meses cumprindo regime semiaberto com medidas cautelares. O crime ocorreu na noite deste sábado (17), na casa do irmão da vítima, localizada em Curral Velho, zona rural do município.
CRIME COMETIDO POR OSMAR
Conforme apurado pelo MeioNews.com, Osmar respondia pelo crime de tráfico de drogas. O fato ocorreu na manhã do dia 06 de junho de 2023, em uma residência no bairro coqueiro, no município litorâneo, quando a polícia realizava monitoramento de algumas bocas de fumo na região. A guarnição percebeu dois homens saindo da casa de um traficante. Após serem abordados, a vítima e outro acusado foram presos com porções de cocaína, armas e munições.
As autoridades constataram que ambos estavam utilizando o imóvel para armazenar, e ter em depósito uma significativa quantidade de entorpecentes. Em junho deste ano, foi decidido, judicialmente, que eles poderiam cumprir a pena em regime semiaberto, o qual permite que o condenado trabalhe durante o dia e retorne à prisão para dormir.
“O direito de recorrer em liberdade condicionada ao cumprimento de cautelares diversas, quais sejam, monitoração eletrônica, comparecimento mensal em juízo, recolhimento domiciliar noturno entre 18h às 06h, expedindo-se alvará de soltura”, afirmou o documento.
TRABALHAVA COMO PESCADOR E LAVRADOR
No entanto, a defesa de Osmar entrou com um pedido para que ele não usasse tornozeleira eletrônica. “Ocorre que, conforme comprovante de endereço acostado a esta peça, o acusado reside na Zona Rural da cidade de Luís Correia-PI, onde exerce atividades de labor como as de pescador e lavrador; o que prejudica a manutenção do monitoramento eletrônico ora imposto ao referido, principalmente no que se refere ao prejuízo do sinal de monitoração”, disse a defesa.
MORTO NA FRENTE DO IRMÃO
A vítima estava na companhia do irmão bebendo na área externa da casa quando os criminosos entraram na casa e atiraram em Osma, que morreu ainda no local. A motivação do crime é desconhecida e o caso agora será investigado pela Polícia Civil.