Na manhã desta sexta-feira (28), o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPMPI), localizado na Avenida Higino Cunha, bairro Ilhotas, em Teresina, celebrou seus 37 anos de fundação em uma solenidade com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Segurança Pública Chico Lucas, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. PM Scheiwann Lopes e o Diretor Geral do Hospital da Polícia Militar do Piauí, Cel. PM Leandro de Melo Castelo Branco.
Fundado em 1986, o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar é referência na área da saúde no estado do Piauí, tendo como missão prestar serviços de saúde à população com qualidade e eficiência, além de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde. Com atendimento mensal a mais de 6 mil pacientes, a unidade de saúde promove diversas especialidades, entre elas o atendimento odontológico para crianças com espectro autista.
Durante o evento, o secretário de segurança Chico Lucas enalteceu o trabalho dos policiais e dos funcionários e colaboradores que integram o corpo profissional do HPMPI. "O hospital administrado por militares serve à sociedade piauiense como um todo. Fornece toda ajuda necessária à rede de saúde e tem um excelente grupo de profissionais", disse ele.
Além disso, o secretário lembrou a meta do governador Rafael Fonteles (PT) em zerar a fila de cirurgias no Piauí até o mês de outubro deste ano. Segundo ele, HPMPI contará com incentivos para receber grande parte dos pacientes que aguardam por cirurgias gerais. "Aqui é um hospital geral que desafoga o sistema, deixando os hospitais mais especializados em suas respectivas missões", explicou o secretário.
O diretor geral do Hospital, Cel. Leandro de Melo Castelo Branco contou que ao longo dos seus 37 anos de existência, o HPMPI vem consolidando serviços em várias áreas da medicina, como cirurgias ortopédicas, angiológicas e ginecológicas. O hospital também é pioneiro no atendimento odontológico para crianças com deficiência intelectual ou autismo, sendo o único hospital de Teresina a oferecer esse tipo de serviço.
"Fazemos vários tipos de cirurgias e somos os únicos que ofertamos um tratamento odontológico especial para crianças com autismo em Teresina. Contamos com equipamentos adaptados para possibilitar o atendimento adequado de pacientes que não verbalizam, uma dádiva para muitas pessoas que sentem dificuldade para encontrar esse tipo de serviço na nossa região", falou.
Durante a solenidade comemorativa, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. PM Scheiwann Lopes, ressaltou a grande contribuição do HPM durante a pandemia da Covid-19. No ano de 2020, o hospital integrou a rede hospitalar para o atendimento ao paciente com coronavírus. Na mesma época, a unidade recebeu autorização do Ministério da Saúde para abrir 10 leitos de UTI covid-19, que hoje estão habilitados como UTI adulta geral tipo II.