O Hospital Regional Manoel Sousa Santos (HRMSS), no município de Bom Jesus, intensificou a realização de cirurgias eletivas no último domingo (16) e na segunda-feira (17), beneficiando 20 pacientes com procedimentos de hernioplastia umbilical e inguinal, hidrocele, postectomia e colecistectomia por vídeo.
A iniciativa é resultado do programa “Saúde em Dia”, lançado pelo Governo do Piauí no último mês de março com o intuito de acelerar a realização de cirurgias eletivas em todo o estado e outras ações na área da saúde, como ampliação da vacinação e implantação de novos serviços nos hospitais estaduais.
“Seguimos empenhados em melhorar os serviços e oferecer um atendimento de excelência na rede estadual de saúde. Nosso objetivo é zerar a fila de cirurgias até outubro e reduzir o tempo de espera na fila para até 60 dias”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Além de Bom Jesus, as cirurgias também beneficiam pacientes de outros municípios da região. “Destaco a importância deste programa para o território da Chapada das Mangabeiras, sendo realizado o procedimento cirúrgico de um paciente que aguardava 328 dias na fila de espera, por exemplo”, ressalta Kamila Sousa, diretora do HRMSS.
Por conta do “Saúde em Dia”, o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, e o Hospital Regional de Campo Maior, já conseguiram zerar suas filas de espera por cirurgias que estavam estabelecidas na meta do programa até fevereiro.