O Piauí contabilizou, neste domingo (23), 100 cirurgias no mutirão de procedimentos de marcapasso, realizado em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Segundo o Governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), foram 100 vidas salvas em apenas 50 dias.
O marcapasso é um pequeno aparelho implantado perto do coração, com o objetivo de monitorar e controlar os batimentos cardíacos, principalmente quando eles estão mais lentos do que o normal. Dessa forma, é possível garantir que o órgão irá bombear o sangue adequadamente, pois o equipamento identifica quando os batimentos estão irregulares ou muito fracos. Nessas situações, são emitidos impulsos elétricos, para dar uma ajudinha ao coração.
“Completamos 100 cirurgias no mutirão de cirurgias de marcapasso, realizado em parceria com o Hospital Universitário da UFPI. São 100 vidas salvas em apenas 50 dias”, disse Rafael Fonteles.
O governador do Piauí ainda ressaltou que o objetivo dessas campanhas é zerar a fila desses procedimentos e garantir mais qualidade de vida para a população piauiense. Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam esse tipo de cirurgia na fila do SUS.
A realização das cirurgias é fruto de uma parceria realizada entre Hospital Universitário e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), com a cooperação da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS)..