O Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) está entre os hospitais brasileiros que conseguiram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano referente a dados coletados em 2022.
Segundo o relatório, foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.
“Esse é o terceiro ano consecutivo em que o HU-UFPI é classificado como de alta conformidade com boas práticas de segurança do paciente, ficando evidenciado e comprovado que a unidade hospitalar realiza as capacitações periódicas, e que nossos colaboradores têm uma atuação pautada nas boas práticas de segurança do paciente”, ressalta Roxana Mesquita, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFPI
Assistência e formação
“Isso qualifica o nosso atendimento ao usuário do SUS”, observa a gestora. “É fundamental garantir assistência de qualidade e também formar os melhores profissionais”, diz, lembrando que o hospital participa anualmente da pesquisa da Anvisa, em são verificados requisitos referentes a itens como controle de infecção e normas de segurança do paciente.
“É de suma importância um atendimento seguro, baseado nas melhores evidências, principalmente por sermos um hospital universitário, onde o ensino e a pesquisa estão alinhados a nossa prática”, finaliza Roxana Mesquita.
Conformidade a indicadores
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas. Confira o relatório completo da Anvisa: