O Piauí adquiriu nesta terça-feira (02), o mais novo Microscópio Cirúrgico Oftalmológico. O aparelho, custeado em R$ 613 mil de emendas parlamentares, vai possibilitar a realização de todas as cirurgias oftalmológicas, além de trazer benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Dr. Paulo Márcio.
O novo aparelho, destacado pelo Deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI) e pelo Senador Elmano Férrer (Progressistas), possui vários recursos, como fotodocumentação e filmagens, e vai possibilitar a realização de todas as cirurgias oftalmológicas (do segmento anterior e posterior do olho), incluindo as cirurgias de retina.
“É um prazer enorme estar participando dessa ação efetiva que vai mudar a vida de muitos teresinenses, mas especialmente muitos piauienses. Parabéns a toda equipe do Hospital Universitário, e vamos para a próxima batalha, próxima vitória para o povo de Teresina e para o povo do Piauí”, disse o Deputado Federal Marcos Aurélio.
O Senador Elmano Férrer destacou a emenda e mencionou os benefícios que o novo equipamento trará para a população.
“Quero externar minha alegria de ter colocado minha emenda e ver o fruto dessa emenda que vai trazer grandes benefícios através desse hospital de referência que nós temos aqui do estado do Piauí, para a população de Teresina, especialmente também do estado do Piauí”, disse o Senador Elmano Férrer.
Além de melhorar a assistência à saúde, o novo equipamento vai contribuir ainda para o fortalecimento do ensino e da pesquisa, impactando de forma positiva nas atividades realizadas por docentes, discentes e residentes do hospital.
“Ganhou o HU, ganha a universidade e ganha também a universidade de todo o Piauí”, menciona o Reitor da UFPI, Gildásio Fernandes.
Atualmente, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) é o único da rede SUS a realizar cirurgias de retina em todo o Estado. O diretor, Dr. Paulo Márcio, destacou a conquista e ressaltou que com a chegada do Microscópio Cirúrgico Oftalmológico, faz do HU um hospital de referência.