Imagens capturadas pelo helicóptero da Polícia Militar do Piauí e por brigadistas do Corpo de Bombeiros mostram o cenário de devastação causado pelo incêndio que atingiu a zona rural da cidade de Canto do Buriti, localizada a 402 km de Teresina. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), o fogo foi controlado na madrugada desta quinta-feira (24) após 10 dias consumindo a mata da região.
Em apenas um dia, a distância das chamas reduziu de 12 para 7 quilômetros da Serra das Confusões, o maior parque do bioma Caatinga. O maior foco compreendeu uma extensão de 23 km. Um helicóptero foi enviado na tarde de quarta-feira (23) para auxiliar no combate às chamas, juntamente com mais uma equipe de brigadistas.
No período entre 14 de agosto e quinta-feira (24), a área total que foi atingida pelo incêndio florestal foi de cerca de 9.012 hectares, disse o capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgeo.
"Em apenas um foco secundário, mais de dois mil hectares foram queimados na quarta-feira, em uma fazenda chamada Santa Clara. Esse foco foi extinto, mas estamos preocupados com o foco principal, que está a aproximadamente 7 quilômetros do Parque da Serra das Confusões, o que é algo preocupante para a nós. Esse foco principal tem uma extensão de 23 quilômetros", disse.
Existem suspeitas de que o incêndio possa ter sido intencional, possivelmente iniciado em meio a uma disputa entre produtores rurais da região, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que está investigando o caso.
Segundo a Semarh, a operação de combate às chamas contou com o apoio da Associação de Mulheres da comunidade, Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), voluntários da região, prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas da região.
Para a execução do trabalho, atuaram 40 agentes dos órgãos competentes envolvidos e mais 20 voluntários das comunidades da região. Além do helicóptero, também foram utilizadas seis pickups. Em nota, a Semarh comunicou que a região será monitorada pelos próximos dias. "Após reunião de avaliação, foi decidido que haverá necessidade de retorno para monitoramento da área. As condições climáticas já apresentam estabilidade, com a média de temperatura de 35° e 33% de umidade relativa do ar. O fogo não chegou à Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Confusões", comunicou.
Canal de denúncias
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou no início da semana um novo canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. Para entrar em contato, é necessário ligar ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693.