Júnior Macedo tomou posse no Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) na semana passada. E dentro do planejamento feito para o órgão, já inicia as atividades com a operação “Aulas Seguras”, voltada a fiscalização de material escolar. A ação vai ter início a partir de quarta-feira, dia 15 de janeiro.
A fiscalização será realizada em papelarias e livrarias, onde livros e materiais relacionadas a atividade escolar serão inspecionados pelos fiscais do IMEPI. A lista inclui produtos como: apontador, borracha, canetas, corretor, giz de cera, lápis de cor, grafite, lapiseira, marcador de texto, merendeira/lancheira, pastas, régua, tesoura, tinta, cadeiras, mesas, entre outras coisas.
“Vamos acompanhar de perto e ajudar as famílias, observando quantidade e qualidade dos produtos comercializados. Essa é a função do IMEPI, estar sempre perto do consumidor e defender os seus interesses”, afirma Júnior.
A operação “Aulas Seguras” acontece em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921.
“Os pais precisam estar atentos e podem nos ajudar nessa fiscalização. Eles também devem sempre observar se a mercadoria tem o selo de identificação do INMETRO. Isso demonstra que o produto passou por testes e foi avaliado”, ressalta Macedo.