O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) deu início à Operação Páscoa em Teresina, com o objetivo de fiscalizar produtos típicos da Semana Santa em supermercados e outros estabelecimentos.
A ação inclui a coleta de produtos como ovos de chocolate, bombons, massas, peixes, entre outros, que serão periciados no laboratório de Pré-medidos. Brinquedos dentro dos ovos de chocolate serão avaliados quanto à qualidade.
Além disso, os fiscais verificarão as balanças usadas na pesagem de pescados em feiras livres, buscando combater o uso de balanças falsificadas ou sem selo do Inmetro.
Conforme a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, as multas podem chegar até R$ 1,5 milhão, a depender da infração, reincidência e porte da empresa. “Iniciamos a operação com a intenção de garantir ao consumidor que produtos de melhor qualidade permaneçam nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, além de coibir o uso de balanças pirateadas. Esse trabalho se inicia na capital e será estendido ao longo do mês para várias cidades do interior do Piauí”, explica a gestora.
A Operação Páscoa ocorre até o dia 27 de março. Em caso de denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do Imepi, através do whatsApp: (86) 99456-1921.