
Um princípio de incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (24), a sala de observação (sala amarela) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, localizada na zona Leste de Teresina. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes ao local. Ninguém ficou ferido.
O QUE ACONTECEU
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado após uma pane em um aparelho de ar-condicionado. A fumaça se espalhou rapidamente, levando à evacuação de pacientes e funcionários da unidade de saúde. As pessoas que estavam internadas, maioria idosos, foram tranferidos para outros hospitais da capital.
Jade Pires, que acompanhava seu avô internado na unidade, relatou, em entrevista ao MeioNews, que presenciou o momento em que um ar-condicionado pegou fogo. Segundo ela, alguns pacientes passaram mal devido à fumaça.
"Todo mundo começou a entrar em pânico. Muitas pessoas saíram da sala, outras já começaram a passar mal. Foi um caos, muita fumaça. Meu avô, que estava só de fralda, tentou sair da cama sozinho, mesmo sem poder andar. Conseguiu correr para fora. Na sala onde ele estava, a maioria dos pacientes eram idosos", relatou.
TRANSFERÊNCIAS
O Secretário de Defesa Civil e Coronel do Corpo de Bombeiros, José Nunes, afirmou que as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas ressaltou que a situação foi controlada rapidamente e que todos os pacientes foram realocados para outras unidades da rede municipal.
“Ainda é muito prematuro dizer o que aconteceu. Houve um incêndio, e a princípio pode ter sido um curto-circuito, mas só a perícia poderá confirmar. O fato ocorreu na ala amarela, mas, felizmente, não houve feridos e conseguimos controlar tudo rapidamente”, explicou.
O secretário também informou que o atendimento foi suspenso temporariamente devido à falta de energia no prédio, mas garantiu que a normalização está sendo providenciada. “Já estamos tomando as medidas necessárias para limpar o local e, assim que terminarmos esse processo, o atendimento será retomado.”
NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou que foi acionado no início da manhã para combater o princípio de incêndio na unidade de saúde. "Ao chegarem no local, os militares constataram que não havia mais chamas, apenas fumaça vinda de um ar-condicionado, o que motivou a retirada temporária de alguns pacientes. Não houve registro de feridos", diz o comunicado.
Em atualização