Inclusão Social: Associação em Teresina promove dignidade com prestação de serviços

A associação oferece mais de 48 serviços diferentes, todos gratuitos e realizados por um corpo de 128 voluntários dedicados.

Inclusão Social: Associação em Teresina promove dignidade com prestação de serviços | Fotos: Fábio Carvalho
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Associação de Juventude do Município de Teresina (AJMT), uma organização sem fins lucrativos, vem transformando a realidade de muitos jovens desde sua fundação, em abril de 2017. Localizada inicialmente no bairro Vamos Ver o Sol, a associação começou com uma pequena sede provisória, mas rapidamente ampliou suas atividades para outras áreas da cidade, levando ações de cidadania para escolas e comunidades locais.

A trajetória de crescimento da AJMT é marcada por diversas conquistas e parcerias importantes. Ainda em 2018, a associação ganhou uma sala no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, onde começou a oferecer cursos profissionalizantes, atendimentos e orientações para jovens. O grupo também passou a ofertar capacitações nas escolas.

AJMT em Teresina promove dignidade com prestação de serviços - Foto: Ascom

DIVERSAS AÇÕES OFERECIDAS

Dois anos depois, o Projeto Quilombarte chegou como um marco para a associação. "Esse projeto permitiu que oferecêssemos diversas oficinas de dança, audiovisual e fotografia, além de adquirirmos equipamentos modernos para a associação", explicou Jardel Ramos, Fundados da AJMT e diretor do CSU do Parque Piauí. A modernização possibilitou a ampliação dos serviços e a atuação itinerante da associação, atendendo empresas e escolas conforme a demanda.

Fundador da AJMT e diretor do CSU do Parque Piauí, Jardel Ramos - Foto: Fábio Carvalho

Hoje, a associação oferece mais de 48 serviços diferentes, todos gratuitos e realizados por um corpo de 128 voluntários dedicados. "Nosso projeto é totalmente voluntário e continuamos a fechar parcerias que ajudam a desenvolver nossos trabalhos", acrescentou Jardel.

PARCERIAS IMPORTANTES

Os serviços oferecidos são voltados para atender as necessidades da comunidade. A associação conta com médicos especialistas, incluindo ginecologistas, clínicos gerais, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e advogados. Oferece ainda atividades de educação física, atendimentos de enfermagem, cursos de qualificação profissional e orientações jurídicas. E para isso, conta com parcerias importantes.

"Agradecemos aos parceiros que nos ajudam, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, o PROCON, a Equatorial, a G3 Telecom, a Ambev, o CIEE e outras empresas que se juntaram recentemente", disse Jardel. Ele enfatizou que a AJMT se dedica a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando acesso gratuito a serviços essenciais que, de outra forma, seriam inacessíveis para muitos.

Comunidade sendo beneficiada com ações da AJMT no CSU do Parque Piauí - Foto: Fábio Carvalho

Só no ano passado, foram 38 mil pessoas qualificadas em 78 cursos, com mais de 2.468 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho em mais de 248 empresas. Com a Equatorial, por exemplo, a AJMT realiza o projeto “É mais geladeira”, que já tem mais de 280 famílias cadastradas e 50 já beneficiadas até agora. 

MANHÃ SAUDÁVEL

Um dos momentos voltados para o atendimento ao público é no Projeto Manhã Saudável, quando são ofertados diversos serviços no CSU, incluindo atendimento de enfermagem, emissão de documentos, além de ações para promoção do bem-estar da comunidade.

“Nós temos aqui corte de cabelo, esmaltação, limpeza de pele, artesanato, terapias alternativas como ventosa, nós temos o CINE funcionando, atualizações de certidões, emissão da nova Carteira de Identidade, aulas de informática, dentre outras. A importância desse projeto é a gente desenvolver o bem-estar e gerar também essa garantia para as comunidades, que elas possam ter acesso a esses serviços gratuitos, então a gente tem essa preocupação de estar fortalecendo as comunidades, as pessoas, para que elas possam ter acesso a esses serviços, para que elas não precisem se deslocar para pagar por esses serviços", explica Jardel.

Corte de cabelo é um dos serviços ofertados pela AJMT - Foto: Fábio Carvalho

SONHO REALIZADO

De aluna, a voluntária do projeto, Taila Raissa descobriu um novo talento, designer de sobrancelhas, ela foi aluna dos projetos da Associação da Juventude do Município de Teresina e hoje ajuda no trabalho da associação. "Eu sempre tive o sonho de fazer o curso de designer de sobrancelha, só que era muito caro, foi quando eu soube que ia ter um curso aqui no CSU e então comecei a fazer, sempre tive vontade de abrir um estúdio de sobrancelha, e essa é a minha meta", disse a jovem.

Taila Raissa mostrando sua habilidade como designer de sobrancelha - Foto: Fábio Carvalho

MELHORA DA AUTOESTIMA

Célia Costa é assistente social e lembra que, para alguns, os serviços que são considerados triviais, fazem toda a diferença em comunidades com população de baixa renda, inclusive na melhora da autoestima. “Aqui temos serviços da área da beleza, da saúde, da terapia, até para preparar essa pessoa numa possível inclusão no mercado de trabalho, pois às vezes, a autoestima dele está tão baixa, que muitas vezes a gente encontra pessoas que vão para uma entrevista de emprego e precisa de um corte de cabelo e não tem dinheiro”, explica. 

Célia Costa fala da melhoria da auto estima da população com os serviços da AJMT - Foto: Fábio Carvalho

ALTERNATIVA DE TRABALHO OFERTADA

A terapeuta Cláudia Miranda também é parceira da AJMT, e nas ações desenvolvidas pela associação, ela leva cursos de terapia para que as pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho. Ela também realiza diversos atendimentos, acupuntura, ventosa e outras terapias alternativas. Segundo ela, é uma alternativa de trabalho sendo ofertada de forma gratuita.

"Aqui nós fazemos os cursos de terapia, a gente leva para as ações da associação, como se fosse estágio, já preparando as pessoas para o mercado de trabalho. São ofertados terapias alternativas, como ventosa, escalda pés, utilizando ervas e sais e levando essas terapias como prevenção e bem-estar para a população. As pessoas procuram muito e temos essa parceria com a AJMT, com uma sala de atendimento onde fazemos acupuntura e outras terapias. É uma oportunidade para as mulheres, uma alternativa de trabalho e amplitude de conhecimento."  

Cláudia Miranda durante sessão de terapia no CSU do Parque Piauí - Foto: Fábio Carvalho

O grupo também atende cerca de 60 idosas, que participam de aulas de dança, treino funcional adaptado, tudo acompanhado por profissionais de educação física e de saúde. Outra ação desenvolvida pela AJMT, é a consulta ao oftalmologista de forma gratuita e o paciente ainda ganha uma armação de óculos grátis. São vários modelos que ficam expostos para que a pessoa possa escolher a que combina mais com seu rosto.

"Todos os sábados a gente percorre os bairros de Teresina, escolhe uma escola, e leva todo esse projeto para a comunidade. A cada sábado são disponibilizadas armações, onde o projeto seleciona para que a gente leve para a população, então a pessoa vai ganhar a sua consulta de vista e a armação do óculos de forma gratuita. Muitas pessoas não têm condição financeira de fazer uma consulta, de comprar uma armação, e aqui a gente proporciona tudo isso", disse Daliane Barros.

Daliane Barros promovendo ação de consulta com oftalmologista e armação gratuita em parceiria com a AJMT - Foto: Fábio Carvalho

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES