Inovação: Conheça 3 empreendimentos piauienses que impulsionarão a saúde e o mercado no país - Op Image Solutions

A cada dia, novas ideias ganham vida, impulsionadas por um ecossistema cada vez mais forte e conectado. - Op Image Solutions

Slide 2 de 3

Op Image Solutions

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Sabemos que um dos melhores investimentos a serem feitos é na educação e principalmente na saúde. Pensando nessa solução, o professor piauiense Otílio Paulo e alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), desenvolveram um projeto que revolucionará o tratamento de câncer. Atualmente, existem sistemas que detectam a doença, mas, para além disso, é necessário saber acompanhar o tratamento a fim de apresentar resultados positivos contra o câncer. 

O que é Oncoviewer?

Com isto, o professor fundou a OP-Image Solutions, uma startup que usa Inteligência Artificial para diagnósticos precisos, aumentando a produtividade e melhorando a eficiência, com foco em oferecer esperança de cura. Inserida na empresa, o projeto, chamado de Oncoviewer, é uma plataforma onde "um contraste é inserido na corrente sanguínea da paciente, e ela (a I.A) consegue mapear como é que foi o comportamento da doença nos tecidos mamárias". Após isso, o resultado pode ser avaliado pelo especialista a fim de que ele examine os comportamentos suspeitos nos tecidos. 

"A gente não vem para mudar nada, o que é que a gente vem para colocar um auxiliar para ajudar no diagnóstico no tratamento o diagnóstico da detecção do Câncer, continua uma mamografia, que é o padrão ouro mundial (....) a gente quer que ele (médico) consiga visualizar melhor (a doença) para dar um diagnóstico mais preciso e sempre focando, não é um tratamento que é o que cura. (A Oncoviewer) não é cancerígena, então paciente pode fazer quantas vezes sejam necessárias de acordo com o médico dela", ressalta o professor, Otílio Paulo. 

Foto: Oncoviewer

O futuro chegou? 

A solução está atualmente passando pela validação com especialistas para que dessa forma ganhe mais espaço não só no Piauí como no mundo. 

"Por isso que a gente está validando no Hospital do Câncer do Piauí, para mostrar que funciona, que tem alguém usando (...) ela já foi campeã na batalha de startups que teve aqui no Piauí, na Campus Party. Vamos apresentar em Brasília pelo Ministério, Ciências e Tecnologia, nós vamos apresentar agora no web Summer de Portugal em Lisboa (...) a gente acredita que essa solução vai realmente estar no mercado (...) é uma tecnologia que vem para melhorar o tratamento do câncer de mama e se incentiva até mais os alunos a desenvolver novas coisas (...) eles são os protagonistas, nós na verdade, somos só os mentores", disse o professor Otílio Paulo.

Evento Web Summit Florianópolis 2024./Foto: Otilio Paulo

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES