As inscrições para a corrida de rua "Ei mermã, de enfrentamento ao feminicídio" que acontece dia 27 de maio já estão abertas. O evento que é promovido pelo estado do Piauí juntamente com a secretaria de estado das Mulheres, faz parte da programação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
A corrida tem largada às 7 horas da manhã, mas o encontro começa mais cedo, às 6:30 na Nova Potycabana em frente ao Teresina Shopping. A ação acontece também em municípios ligados à organismos de políticas para as mulheres.
Os participantes receberão kits com camiseta, número de inscrição, boné, além de informativos sobre a violência contra a mulher e os canais de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança do Piauí (SSP), de janeiro a março deste ano, foram registrados sete casos de feminicídios no estado do Piauí, sendo um em Teresina e seis em cidades do interior. Zenaide Lustosa, secretária de estado das Mulheres, destaca que a ação tem como objetivo alertar a sociedade para a responsabilidade em relação a violência contra a mulher.
“É importante que a mulher tenha certeza que pode denunciar qualquer tipo de violência e que terá uma rede de apoio e nós somos esse apoio no enfrentamento a essa triste realidade”, destaca Zenaide.
A corrida ainda destaca o enfrentamento à LGBTfobia, em alusão ao Dia Internacional contra LGBTfobia que acontece também dia 17 de maio. A segunda edição da corrida de rua conta com categorias específicas para jovens LGBTQIA +, de 14 a 17 anos, pessoas com deficiência, autistas e pessoas com mais de 60 anos.
INSCRIÇÕES
Os cinco primeiros colocados serão premiados, mas todos os participantes receberão medalhas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de maio através do link abaixo.