Para fechar o ano com chave de ouro e com o sentimento de gratidão, o Ronda Campeão, da TV Meio, prestou uma homenagem à Superintendência de Operações Integradas, que se destacou por tornar o Piauí referência nacional na redução de roubos de celulares e na captura de receptadores. A iniciativa, batizada de “Interditados”, já resultou na recuperação de mais de 10 mil aparelhos. O troféu, “Excelência em Segurança Pública 2024”, foi entregue nesta sexta-feira (20).
QUEM FOI HOMENAGEADO?
- Delegado Filipe Bonavides;
- Delegado Roni Silveira;
- Delegado Yan Brayner;
- Investigadora Ana Cristina;
- Investigador Miron Stenio;
- Investigador João Italo Bezerra;
- Investigador Hitallo Nunes;
- Investigador Rener Ariel Mendes;
- Investigadora Silvana;
- Investigadora Deusa.
“TRABALHO DE FORMIGUINHA QUE SERVIU DE EXEMPLO”
“Era uma febre esses furtos, mas desde que começou trabalhar com a receptação, essa superintendência muito bem comandada pelo Delegado Matheus Zanatta, surgiu como exemplo no Brasil [...] todos são homenagens no programa Ronda Campeão pelo trabalho de excelência que mostraram no Brasil inteiro, e nós estamos mostrando no Brasil agora esta homenagem”, disse Silas Freire, apresentador do Ronda Campeão, da TV Meio.
O Coordenador Geral da Força Estadual Integrada de Segurança Pública - FEISP, o delegado Filipe Bonavides, agradeceu o Ronda Campeão pelo reconhecimento e deu o mérito para a equipe da Superintendência de Operações Integradas que, em conjunto, conseguiram pôr em prática a “Interditados” e trouxeram a redução no número de roubo de celulares no estado.
“É muito merecido, em conjunto, uma equipe numerosa, todos que estão aqui, estão representados, a Policia Civil, a força estadual, a superintendência de operações integradas e agradecemos também a outros parceiros como a Polícia Militar, a Receita Federal, nós deixamos aqui nosso muito obrigado. Foi o passo inicial, o combate a receptação, foram desenvolvidas estrategias para que ganhássemos escala nesse trabalho, o desenvolvimento de sistemas que permitissem a gente trabalhar com grandes números de intimações”, disse o delegado Filipe Bonavides.
OPERAÇÃO INTERDITADOS
A ação, originada no Piauí, tem como objetivo desarticular redes criminosas especializadas na venda de celulares roubados ou furtados, assim como a recuperação desses aparelhos e a restituição aos seus devidos donos. A operação Interditados se tornou exemplo na redução de tais crimes e hoje é espelho para outros estados brasileiros.