Os internos da colônia agrícola Major César Oliveira e da penitenciária Irmão Guido participam nesta sexta-feira (05), e no sábado (06), da 1ª Feira Agropecuária que acontece no município de Altos. Durante o evento serão comercializados os produtos produzidos nas unidades prisionais como feijão, macaxeira, artesanatos entre outros.
Na feira é possível também encontrar outros serviços gratuitos como corte de cabelo, oferecidos pelos detentos. O evento é realizado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), em parceria com a prefeitura municipal de Altos.
A presença dos internos é resultado do projeto "Semeando Futuro”, que consiste na manutenção de uma agrofloresta dentro da unidade penitenciária Irmão Guido. Nela ocorre o plantio de alimentos de forma sustentável, é o que explica João Veloso, policial penal e gerente da penitenciária.
“O que é colocado no solo de adubo vem da própria floresta, são alimentos totalmente orgânicos. E nosso objetivo é sempre participar de feiras como essas para buscar demonstrar e apoiar o projeto”, destaca.
Não é a primeira vez que os internos participam de feiras, mas desta vez eles voltam com uma quantidade maior de produtos, como explica o gerente-adjunto da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, policial penal Reginaldo Ribeiro.
“Trouxemos mais produtos desta vez, artesanato e também trouxemos o corte de cabelo gratuito no evento. Uma oportunidade de mostrar aos internos a possibilidade de comercializar o que se produz, mais uma opção de reinserção pelo trabalho na sociedade”.