Iran Felinto revela como Teresina se tornou líder na geração de empregos

O secretário falou sobre a meta de colocar a capital piauiense no mapa e radar das startups e fomentar o seu desenvolvimento econômico

Capital piauiense na dianteira | Ravena Lages
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta quinta-feira (03), o programa Banca do Sapateiro - apresentado pelo jornalista Ari Carvalho - entrevistou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Iran Felinto, sobre o disparo de novos empregos gerados em Teresina, fazendo com que ela se destaque das demais capitais nordestinas.

Quando questionado acerca da prometida meta de colocar a capital piauiense no mapa e radar das startups e fomentar o seu desenvolvimento econômico, o empresário afirmou que a cidade é destaque em gerir e distribuir empregos dentro do panorama regional.

Leia Mais

“Teresina está liderando a criação de novos empregos formais dentre as capitais nordestinas, uma vez que ela segue na linha de crescimento acima da média nacional”, revelou. “Nosso saldo positivo ficou, aproximadamente, em 5 mil empregos, 42 mil admissões e 36 mil demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), completou.

O secretário comentou que os números estimulam a equipe a continuar trabalhando para colher mais resultados positivos e reconheceu que a política pública, com foco em melhorar a estrutura urbana da cidade, influenciou para que o governo municipal atingisse o objetivo estabelecido.

Entenda o que aconteceu

No mês de junho, Teresina protagonizou um cenário promissor ao registrar um crescimento notável no saldo de empregos formais no Piauí. A capital do estado contribuiu com a abertura de 1.292 vagas de emprego com carteira assinada, representando cerca de 78% do total de novas oportunidades geradas na região durante o período.

A trajetória de prosperidade estende-se ao acumulado do primeiro semestre, de janeiro a junho, quando a cidade testemunhou um saldo positivo de 4.591 postos de trabalho criados. Esse desempenho é notável, com um aumento significativo de 2,35% em relação ao estoque de empregos de 2022. Os números revelam 41.488 admissões frente a 36.897 demissões. Além disso, Teresina superou as médias nacionais e regionais no que tange a variação mensal, apresentando um crescimento de 0,65% de junho em relação a maio, enquanto a média do Brasil foi de 0,36%; e do Nordeste, de 0,48%.

Esses indicadores robustos são embasados nos dados divulgados pelo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do mês de julho. A capital piauiense exibiu desempenho positivo em todos os cinco grupos de atividades econômicas avaliados. O mercado formal foi impulsionado pelos setores de Serviços (+798), seguido por Construção (+264), Agropecuária (+17) e Comércio (+128).

Saiba mais em: Meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES