Jogo educativo alia tecnologia e Patrimônio Cultural da Serra da Capivara (PI)

O projeto usa o formato de um jogo da memória e propõe a divulgação do Patrimônio Arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara,

Projeto alia tecnologia e patrimônio cultural | Divulgação
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O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI), por meio do Escritório Técnico em São Raimundo Nonato (ETSRN-PI), criou o projeto “Jogo da Memória Eletrônico: Patrimônio Cultural Território Serra da Capivara”, que alia programação, Patrimônio Cultural e uma dose de diversão. 

O que faz?

O projeto usa o formato de um jogo da memória e propõe a divulgação do Patrimônio Arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, apresentando grafismos presentes nos sítios arqueológicos do parque e informações sobre esses locais, com detalhamento de como era o ambiente ou como foi feito o pigmento utilizado em determinada gravura, por exemplo. 

Autores

A ação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural desde outubro de 2023, pelo mestrando Carlos Roberto Rocha Silva, em conjunto com a chefe do ETSRN-PI, Ana Stela Negreiros Oliveira. 

Letramento

A proposta é que o jogo seja utilizado como ferramenta de letramento digital e de Educação Patrimonial para estudantes do Ensino Médio. Para isso, em outubro de 2024 foi feita uma parceria com o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macedo, localizado em São Raimundo Nonato (PI), que oferece curso técnico em Informática com ênfase em desenvolvimento de jogos. 

Conteúdo

A parceria tem resultado no aprimoramento da ferramenta por meio do engajamento dos estudantes, que estão aplicando na prática as linguagens de programação e marcação para programar o jogo e utilizando como base os grafismos da Serra da Capivara para compor o conteúdo.  

Explicação

“Ao logo dos anos, o ETSRN-PI desenvolveu diversos jogos físicos, especialmente em suportes de papel, com o intuito de divulgar e integrar as práticas de patrimonialização junto à sociedade. Essa experiência inspirou a concepção do jogo eletrônico, que busca ampliar o alcance e a acessibilidade das iniciativas de Educação Patrimonial da unidade, utilizando uma abordagem interativa e digital”, explica a chefe do Escritório Técnico em São Raimundo Nonato, Ana Stela Negreiros Oliveira.

Conclusão

O projeto está nas fases finais de seu desenvolvimento e, assim que for finalizado, o jogo deverá ser disponibilizado on-line para o público. O modelo poderá também ser implementado em outras escolas ou incorporado ao percurso pedagógico de novas turmas do curso técnico em Informática do CEEP Gercílio de Castro Macedo, ampliando seu impacto educacional.  

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