Justiça Itinerante atende na Vila Operária, em Teresina, até sexta, dia 20

Divórcio consensual, reconhecimento de união estável, retificação de registro de nascimento, casamento e óbito, dentre outros serviços são disponibilizados.

Atendimentos do Programa Justiça Itinerante | Divulgação TJ/PI
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

 Justiça Itinerante deu início nesta segunda-feira (16) a mais uma rodada de atendimentos gratuitos em Teresina. Desta vez, a ação acontece no Centro de Formação São José Operário, localizado na rua 24 de Janeiro, no Centro Norte da capital, e seguirá até sexta-feira (20). Os atendimentos começam às 8h e funcionam por meio da distribuição de senhas diárias.

Finalidade

Segundo a analista judicial e integrante da equipe da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, essa iniciativa oferece à população uma forma rápida e simplificada de regularizar documentações civis.

Serviços da Justiça Itinerante na Vila Operária (Divulgação)

"É extremamente gratificante poder levar serviços tão essenciais para garantir a cidadania diretamente aos cidadãos e cidadãs do Piauí. Aqui, realizamos desde a emissão de documentos básicos, como Registro Civil e Registro Geral, até serviços conciliatórios, como o divórcio consensual, de maneira prática e eficiente. Entretanto, sempre reforçamos que é importante que as pessoas estejam atentas à documentação mínima necessária para cada tipo de atendimento", destacou Robertha.

Experiência 

Rosana Sena, dona de casa, recorreu aos serviços da Justiça Itinerante e elogiou a agilidade no atendimento. "Vim resolver a Certidão de Nascimento da minha mãe, de 94 anos, e da minha irmã, de 54 anos. Fui muito bem atendida e tudo foi resolvido de forma rápida. Aqui é muito prático", comentou.

História

A Justiça Itinerante, que já atua há 20 anos, é uma ferramenta do Judiciário que reúne diversos serviços em um único local, oferecendo-os gratuitamente à população, com o objetivo de assegurar o exercício pleno da cidadania.

Serviços disponibilizados e o que precisa:

Reconhecimento de paternidade:

– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:

– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:

– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:

– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:

– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):

– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES